top of page
Buscar

Volta às aulas com segurança

Por Coronel Camilo


As férias vão acabando e aos poucos a rotina dos paulistas começa a ser retomada e isso implica, para mães e pais com filhos na escola, o período esperado de volta às aulas. Sabemos da importância dos estudos e do real significado das disciplinas em classe para cada uma de nossas crianças e adolescentes. Voltar aos bancos escolares também requer atenção e algumas dicas de segurança para evitar problemas, especialmente na porta das escolas.


A Polícia Militar, por intermédio do setor de comunicação, tem alertado amplamente a população nas redes sociais e em cartazes, sobre cuidados básicos a serem tomados com nossos filhos no trajeto até as unidades, isso implica questão de cidadania e segurança. Como primeiro passo, programe a saída de casa com antecedência necessária para chegar à escola sem riscos de atraso. Outro fator interessante é observar o transporte das crianças no veículo, se forem pequenas, dependendo da idade, necessitam de cadeiras adequadas de acordo com a legislação de trânsito. Ainda no trânsito, respeite a sinalização e as normas vigentes, evitando, assim, parar em filas duplas que, ocasionalmente, se formam nas portas das escolas.


Em termos de segurança, oriente seu filho para não aceitar nada de estranhos, especialmente quando estiver esperando o transporte escolar ou um parente buscá-lo. Existem criminosos que aproveitam essas situações para oferecer doces e bebidas de origem duvidosa. A Polícia Militar sobre a volta às aulas ainda aborda para que, diante de qualquer desconfiança de pessoas suspeitas, o adolescente avise um adulto sobre o fato ou até mesmo o inspetor da unidade de ensino. No dia a dia, é indicado que os estudantes entrem no colégio assim que chegarem para que não fiquem parados em locais com grande aglomeração de pessoas.


Caso o estudante use transporte público, é importante não utilizar aparelho celular no meio da rua. Esses acessórios são muito visados por criminosos, além de valiosos ainda temos o bendito PIX, mais um atrativo para os criminosos. Em situação de urgência para atender a ligação ou responder mensagem de aplicativos diversos, é recomendado que se entre em um estabelecimento comercial para poder completar a ligação.


Da mesma forma, para concentração nas aulas, também é fundamental que o aparelho permaneça desligado. Neste caso, o professor deve ser a pessoa que merece maior atenção naquele momento de ensinamento. As mochilas e bolsas com material escolar devem ser carregadas na parte frontal do corpo e a atenção deve ser redobrada para evitar furtos.


Mediante atitudes tidas como fora da normalidade nas proximidades da escola, as pessoas devem comunicar imediatamente a Polícia. Com a colaboração de todos, nossas crianças aprenderão e com mais segurança.



Coronel Camilo foi Comandante-Geral da Polícia Militar. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Comments


bottom of page