top of page
Buscar

Vitiligo não tem cura, mas tem tratamento eficaz

Foto do escritor: Rede D'OrRede D'Or

Por Rede D'Or

Imagem: Freepik

O vitiligo é uma doença que faz com que as células de pigmentação da pele, ou seja, as células que fazem a pessoa ter um determinado tom de pele, comecem a morrer.


Isso faz com que a pessoa desenvolva manchas esbranquiçadas pelo corpo, que são mais perceptíveis em pessoas negras ou com o tom de pele mais escuro. Além de surgir nos braços, pés, mãos e em todo o corpo de cada indivíduo, o vitiligo também pode se apresentar em lugares inusitados, como o cabelo e o interior da boca.


Ele surge aos poucos e, conforme vai progredindo, a pessoa vai apresentando novas manchas, em novos lugares do corpo. É impossível prever até onde ele vai se estender ou quais lugares específicos ele vai atingir.


O vitiligo pode ser localizado, ficando concentrado em uma única parte do corpo, ou generalizado, surgindo por todos os lados. Não é uma doença infecciosa, que pode ser transmissível para outras pessoas. Não se pega vitiligo; apenas se desenvolve essa doença.


Estima-se que a doença seja prevalente de 0,1% a 2% da população mundial e, no Brasil, esse percentual corresponde a 0,54%, o equivalente a toda a população de um município como Campinas, em São Paulo.

Em geral, é uma condição bastante delicada, porque afeta diretamente a autoestima do paciente. Muitos indivíduos com a doença precisam de um acompanhamento médico feito com psicólogo, para lidar melhor com as mudanças na aparência.


Especialistas da Rede D’Or São Luiz tiram as principais dúvidas e falam um pouco sobre como tratar.


Quais são os sintomas de vitiligo?

O principal sintoma é o surgimento de manchas esbranquiçadas ou descoradas por todo o corpo, que também podem aparecer em locais como o cabelo, a barba e as sobrancelhas. As manchas podem aparecer em um único lado do corpo e em um único lugar, sendo que é necessário visitar um médico dermatologista para confirmar o diagnóstico de vitiligo.


Quais são as causas do vitiligo?

Não se sabe, exatamente, quais são as causas da doença. No entanto, muitos médicos e especialistas estão associando o surgimento da doença ao estresse intenso e a algum trauma psicológico forte sofrido pelo paciente, que passa a se apresentar em sua pele. O vitiligo tem como fator de risco a herança genética e a exposição excessiva ao Sol.


Como é o tratamento do vitiligo?

De modo geral, o vitiligo não tem cura, sendo que podem ser usados cremes e pomadas que podem ajudar a deixar o tom da pele mais homogêneo. Certas pomadas de uso prolongado e contínuo conseguem barrar a evolução da pele e até mesmo devolver a cor a ela, sendo que pode levar meses até que isso aconteça efetivamente. As terapias de luz também são uma opção cada vez mais comum no controle da doença. Certos casos podem requerer uma intervenção cirúrgica que faça enxertos de melanina no local onde há descoloração. No geral, o tratamento do vitiligo é individualizado e deve ser feito de acordo com as necessidades do paciente.

Comentários


bottom of page