top of page
Buscar

Versa 2024: design renovado, mais seguro e novidades tecnológicas

Por Vito Zanella


Design refinado e atual, conforto superior ao oferecido na categoria e mais segurança e tecnologia. Esses são os principais destaques do novo Versa, que chegar nas concessionárias Nissan em todo o Brasil. O sedã renovado apresenta versões mais equipadas, mais itens de segurança e conforto de série e um novo design. Está muito mais seguro e equipado em suas três versões: Sense, com preço sugerido de R$ 105.190,00; Advance, R$ 114.290,00 e Exclusive, por R$ 126.590,00.


O estilo do novo Versa traz uma nova leitura da equipe de design para a conhecida frente 'V-motion', além do para-choque redesenhado. O sedã também estreia o novo logotipo da Nissan na frente e na traseira. Entre as novidades tecnológicas para a linha 2024 está a inclusão do Alerta de Colisão Frontal e do Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB) como item de série para toda a linha. São importantes equipamentos que fazem parte do Nissan Intelligent Safety Shield, o escudo de segurança da marca japonesa que ajuda a proteger motorista e passageiros e que é parte da visão de mobilidade da marca, a Nissan Intelligent Mobility (NIM).


Entre os itens de segurança estão: Alerta de Atenção do Motorista (DAA), Alerta de Colisão Frontal (FCW), Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), Alerta de Cinto de Segurança Destravado (frontal e traseiros), Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Seat Alert), Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA), Monitoramento de Ponto Cego (BSW), Visão 360º Inteligente (AVM) e Detector de Objetos em Movimento (MOD). Em relação ao conforto, o Versa 2024 é equipado em todas as versões, por exemplo, com bancos dianteiros com tecnologia Zero Gravity, volante com regulagem de altura e profundidade, acionamento do motor por botão, retrovisores externos com regulagem elétrica e vidros com acionamento elétrico.


Além da grade que traz a nova leitura do estilo Nissan 'V-motion', o novo logotipo da Nissan na frente e na traseira e para-choque redesenhado, a versão Sense ganha também rodas de liga leve aro 15 e nova multimídia de 7 polegadas com Apple Car Play e Android Auto. E, para trazer requinte e exclusividade ao habitáculo, a Nissan introduz uma combinação de cores que é tendência em veículos de luxo. Disponível para todas as três versões, o modelo passa a contar com a opção de bancos e painel na combinação preto e azul – em couro sintético na topo de linha Exclusive. A Nissan introduziu esse padrão no mercado com o esportivo Nissan Z, lançado mundialmente recentemente. Além dela, a linha conta com a opção preto com cinza (sempre em couro sintético na topo de linha).


A intermediária Advance ganhou mais equipamentos do Nissan Intelligent Mobility, como a Visão 360º Inteligente com Detector de Objetos em Movimento (AVM + MOD). E, agora, no interior há 4 entradas USB, sendo 3 tipo C (uma no console dianteiro, uma dentro do novo apoio de braços e outra atrás dessa peça) e 1 tipo A (console dianteiro). Outra novidade para a Advance é a incorporação do carregador de celular por indução com luz indicadora no painel, antes só disponível na versão Exclusive. Assim, há 5 pontos no carro para carregar celulares. O modelo topo de linha, o Exclusive, passa a ser equipado com nova multimídia de 8 polegadas, apoio de braço com USB-C, rodas de liga leve aro 17 com novo desenho e aerofólio na tampa do porta-malas.


Com entre-eixos de 2.620 mm e entre-rodas de 1.520 mm (frente) 1.530 mm (traseira), o Versa 2024 tem uma das cabines mais espaçosas e confortáveis – e com dimensões acima da média – do segmento. O espaço para joelhos e distância para ombros entram nessa fórmula de conforto. Acessar o habitáculo não é problema porque o amplo vão de abertura das portas facilita a entrada e a saída do veículo. O motorista tem ainda um novo ajuste de altura do banco, que deixa a posição mais elevada em relação ao modelo anterior. O porta-malas oferece uma das maiores capacidades do segmento, com fácil acesso devido à altura menor em relação ao solo. A tampa pode ser destravada de três formas: pela chave, pela alavanca interna e apertando o botão do porta-malas.


Outro item que reforça o conforto de estar no Versa 2024 é o excelente nível de isolamento acústico, obtido com vidros dianteiros espessos, materiais isolantes nas colunas A e no painel, vedação da lateral da carroceria, contorno de todas as portas e isolamento do capô. Além do amplo espaço que o novo Versa tem para bagagens em seu porta-malas, o sedã ainda tem 18 porta-objetos para acomodar pequenos objetos de uso do dia a dia e, assim, atender quem vai nos assentos dianteiros e traseiro.


O conjunto motriz é formado pelo motor 1.6 16V Flex e pela transmissão Xtronic CVT. O propulsor entrega 113 cavalos de potência e torque de 15,3 kgfm quando abastecido com etanol. Trabalhando em baixas rotações, o câmbio CVT ajuda a reduzir o consumo, além de gerar menores níveis de ruídos e garantir uma excelente dirigibilidade ao carro. A caixa da transmissão tem ainda o modo "Sport", que, acionado por um botão no câmbio, eleva as rotações para proporcionar respostas rápidas quando o pedal do acelerador é pressionado. É o ideal para situações que necessitam de respostas ainda mais rápidas do motor. Além disso, conta com a função "D-Step", que melhora a sensação de aceleração com a simulação de trocas de marchas em alta rotação.



Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

bottom of page