São Paulo conta com mais um Hospital Veterinário Público. A nova unidade funciona na Universidade de São Paulo (USP), no Butantã, por meio de um convênio estabelecido entre a prefeitura e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.
![](https://static.wixstatic.com/media/b608b9_6fedd25b3ce949e2b4fbf3b2eec099dc~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_740,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b608b9_6fedd25b3ce949e2b4fbf3b2eec099dc~mv2.jpg)
O local tem capacidade para realizar cerca de 3,5 mil atendimentos por mês. O hospital conta com salas de emergência, enfermagem, consultórios de atendimento para clínica médica e especialidades, e centro cirúrgico, além de serviços de cardiologia, oncologia, oftalmologia e diagnóstico por imagem.
O secretário Luiz Carlos Zamarco ressaltou a importância do novo hospital para levar atendimento veterinário gratuito a todo o município. “Com esse equipamento no Butantã, teremos hospitais com atendimento gratuito para os animais nas quatro regiões da cidade”, disse. “A produção de atendimentos veterinários nos hospitais tem sido bastante expressiva, o que também nos deixa muito contentes. Em 2021, fizemos mais de 122 mil atendimentos. Queremos superar esse número em 2022, com mais hospitais na cidade”, acrescentou.
A capital já dispõe de outros três hospitais veterinários públicos, sendo um na zona leste, outro na zona norte e um terceiro na zona sul, com serviços gratuitos e atendimento exclusivo aos munícipes da cidade de São Paulo.
O serviço é voltado à população de baixa renda, assistida por programas sociais. Há triagem social prévia. Diariamente, são atendidos todos os casos de urgência e emergência. Também são realizados atendimentos de baixa e média complexidade, conforme a ordem de chegada.
Há ainda as consultas de retorno, cirurgias (inclusive as programadas), tratamentos ambulatoriais, exames e internações, além de consultas em sete especialidades: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.
Para o atendimento, é necessário que o tutor do animal seja maior de 18 anos de idade, resida na capital e apresente os documentos obrigatórios em seu nome. Os endereços das unidades e a lista dos documentos necessários estão disponíveis no site da prefeitura.
Comments