Uso de máscara deve seguir mesmo após imunização antiCovid
top of page
Buscar

Uso de máscara deve seguir mesmo após imunização antiCovid

Seguir os protocolos de segurança contra a Covid-19 são tão importantes quanto receber a vacina

Imagem: Freepik

Quem já estava fazendo planos para abandonar o uso de máscaras e outras medidas sanitárias contra a pandemia, deve ter um pouco mais de paciência. Apesar de a cidade de São Paulo ter ultrapassado 100% da população adulta vacinada com a primeira dose ou dose única da vacina contra a Covid-19, isso não significa que a pandemia esteja controlada.


As vacinas não impedem a infecção pelo novo coronavírus, porém evitam formas graves da doença, reduzindo a chance de internação e óbito. Além de se imunizar, seguir os protocolos de segurança contra o vírus diminui ainda mais as probabilidades de contaminação.


Imagine que você já está vacinado e decide não usar mais máscara, por exemplo. Você pode ser contaminado pelo novo coronavírus, mas dificilmente desenvolverá sintomas fortes graças à vacinação. Contudo, há chance de transmitir a Covid-19 para quem não está imunizado.


Uma pessoa que não está vacinada não possui anticorpos contra a Sars-CoV-2 e corre o risco de desenvolver um quadro clínico mais grave. Portanto, os cuidados devem ser mantidos mesmo após a vacina.

Use máscara corretamente. Usar máscara é uma forma de proteger você e as pessoas ao seu redor. Quando usada corretamente, cobrindo boca e nariz, é capaz de salvar vidas.


Isso porque, ela funciona como uma barreira física de proteção, impedindo a liberação de gotículas no ar quando falamos, tossimos ou espirramos. O uso da máscara é recomendado em todos os locais e durante qualquer tipo de atividade, inclusive durante a prática de exercícios físicos.


É indicado retirá-la somente para se alimentar. Além disso, as mãos devem ser higienizadas antes e depois de tocá-la.


Higienize as mãos com frequência Por falar em higienização das mãos, não é novidade que o álcool em gel já faz parte da rotina de grande parte da população. Mas não é só ele que pode impedir a infecção pelo vírus da Covid-19.


Lavar as mãos com água e sabão também é fundamental para a eliminação do vírus, e deve ser a primeira escolha de limpeza, visto que o álcool em gel não é recomendado quando elas estiverem molhadas ou visivelmente sujas.


O distanciamento social continua sendo uma das principais medidas de segurança contra a pandemia. Por isso, evite aglomerações em espaços públicos e fechados.


bottom of page