Buscar
  • Redação JBA

up! 2021 passa a ser comercializado apenas na configuração Xtreme

Lançado pela Volkswagen em 2014, o up! chega à linha 2021 na versão Xtreme 1.0 TSI com preço a partir de R$ 60.090,00. Produzido na fábrica da marca em Taubaté, interior de São Paulo, o up! 2021 tem uma boa lista de equipamentos, como duplo airbag frontal, sistema ISOFIX para fixação da cadeirinha infantil no banco traseiro, Top Tether, alerta sonoro e visual de não utilização do cinto de segurança, freios ABS (antitravamento das rodas) com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), ESS (alerta de frenagem de emergência), TC (controle de tração) e DRL (luz de condução diurna). Para atender a legislação vigente, o modelo passa a transportar agora no máximo quatro ocupantes, todos com encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos.

Por ser única, a versão Xtreme é completa e sem opcionais, chegando às concessionárias com uma extensa lista de equipamentos. Destaque para a direção com assistência elétrica (Easy Drive), volante multifuncional, ar-condicionado com filtro de pólen e poeira, sensor de estacionamento traseiro (Park-Pilot), banco do motorista e coluna de direção com ajuste milimétrico de altura, computador de bordo ‘Plus’, chave tipo ‘canivete’, ‘Keyless’ (sistema de alarme com comando remoto), rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema de som ‘Composition Phone’, 4 alto-falantes, 2 tweeters e antena no teto, suporte para smartphone, travas e vidros dianteiros elétricos, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt-down no lado direito, detalhes internos do painel com acabamento em ‘Chrome Effect’, revestimento dos bancos em malharia Loop Preto, entre outros.


Já com relação ao design, o up! Xtreme 2021 apresenta faróis com máscara escurecida, faróis de neblina, friso duplo na grade dianteira, luzes indicadoras de direção integradas aos espelhos retrovisores externos, maçanetas na cor do veículo, para-choque dianteiro com área central em ‘Preto Brilhante’, rack do teto longitudinal em ‘chrome effect’ e tampa do porta-malas pintada em preto com abertura elétrica ‘push button’.


Cinco cores estão à disposição: as sólidas preto Ninja, branco Cristal e vermelho Flash, e as metálicas cinza Platinum e prata Sirius, que custam R$ 1.570,00. Compacto por fora, com 3.645 milímetros de comprimento, o hatch da Volkswagen conta dos 2.421 milímetros de distância entre os eixos, 1.910 milímetro de largura e 1.504 milímetro de altura. O porta-malas tem capacidade para 285 litros. E caso seja necessário levar um objeto maior, o banco traseiro é rebatível.


Equipado com motor EA211 1.0 TSI de três cilindros, turbo-alimentado, Totalflex e injeção direta de combustível, o up! tem 105 cv e 101 cv de potência máxima quando abastecido com etanol e gasolina, respectivamente. O torque é de 16,8 kgfm (165 Nm), 100% disponível a partir de 1.500 rpm. Em termos de números, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 9,3 segundos e a velocidade máxima é de 183 km/h, quando abastecido com etanol. Atrelado a este propulsor está uma transmissão manual de cinco marchas MQ200.


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atua como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

3 visualizações0 comentário