Roupa de criança deixa de servir rápido e também é alvo fácil de manchas e de sujeira. Quando se trata de uniformes escolares então, é ainda mais difícil conservar as peças, para que durem o tempo planejado. “Como são usados com muita frequência, os uniformes precisam de um cuidado a mais. Devemos prestar atenção na forma de lavar e secar as peças, entre outros cuidados que podem aumentar sua durabilidade”, afirma Mateus Sinieghi, coordenador da Use Uniforme, plataforma de e-commerce autorizada pela Prefeitura de São Paulo para a venda dos uniformes da rede municipal.
Pensando nisso, Sinieghi traz quatro dicas para que uniformes escolares durem mais tempo:
Evite muitas lavagens: peças de algodão tendem a usar mais água no processo de lavagem, enquanto o poliéster libera pequenas partículas de plástico, que não são absorvidas pelos filtros das máquinas ou pelas redes de esgoto. Existem receitas caseiras que utilizam ingredientes simples para remover o odor das roupas, fazendo com que a lavagem excessiva seja desnecessária. Uma delas recomenda borrifadas com 2 xícaras de água, 1/4 de álcool e 1/4 de vinagre de álcool.
Use o ferro com cautela: outro processo importante é seguir as instruções da etiqueta na hora de passar a roupa, principalmente as peças de algodão na cor branca. Isso porque a alta temperatura do ferro tende a causar o amarelamento do tecido. “Quando for passar, recomendamos virar a roupa do avesso, por causa do emblema da prefeitura. A temperatura do ferro também tem que ser controlada, para não queimar as peças”, explica o coordenador.
Onde houver sol: o Sol é um verdadeiro amigo das roupas brancas. Muitas pessoas ensaboam a roupa com sabão neutro ou de coco e estendem no sol. A técnica ajuda a branquear e tirar manchas.
Guarde com cuidado: para evitar que as roupas brancas fiquem com manchas ou cheias de pó, é possível utilizar sacos de TNT, papel de seda ou sacos de tecido, evitando o amarelamento. “Dependendo do lugar, é necessário guardar os uniformes dobrados de forma adequada e em gavetas bem arejadas”, finaliza o executivo.
Comments