top of page
Buscar

Tradição de Páscoa ganha exposição na Estação Campo Belo

Exposição apresenta a história dos ovos pintados à mão e também poderá ser conferida online


Imagem: Divulgação


Festividade que ocorre mundo afora, a Páscoa ganha uma leitura muito própria em cada lugar em que é celebrada. Na Ucrânia, por exemplo, uma das tradições mais conhecidas é a confecção de pêssankas, ovos decorados à mão cheios de cores, traços e símbolos com diversos significados. Em abril, a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5Lilás de metrô, leva para a Estação Campo Belo, a mostra "Pêssankas, A Arte Milenar da Ucrânia", sobre essa tradição.


As pêssankas são ovos de galinha (ou outras aves) coloridos artesanalmente e "escritos" a mão, pois o nome desse trabalho vem do verbo "pyssaty" que significa escrever. Com o bico de pena ou a kistka (um pequeno funil) aquecidos e mergulhados em cera virgem de abelha, o artesão vai "escrevendo" os símbolos e desenhos na superfície do ovo, já esvaziado da clara e da gema e completamente limpo. Após várias etapas mergulhado em tintas, o ovo é aquecido em uma chama para derreter as camadas de cera. É a hora mágica em que se revelam os desenhos e as cores da Pêssanka.


A exposição tem curadoria do produtor cultural Maurício Coutinho, produção de Mara Porto e consultoria do Consulado Honorário da Ucrânia em São Paulo, por meio dos cônsules Jorge Rybka e Márcia Rybka, da Sociedade Ucraniano-Brasileira Unificação e da jornalista Olga Samira.


"A comunidade ucraniana de São Paulo é ativa e perseverante na cultura, no idioma, na fé, no folclore, nas tradições e no amor à Pátria, agregando valores em entidades que mantêm a comunidade unida", conclui Jorge Rybka, Cônsul Honorário da Ucrânia em São Paulo.


Para Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaMobilidade, a mostra agrega valor ao serviço prestado. "Além de um transporte seguro e confortável, procuramos levar aos passageiros oportunidades de conhecer a riqueza da diversidade cultural que existe em São Paulo", explica.


Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde para evitar aglomerações e levar informação para quem pode ficar em casa, a exposição também será divulgada nas páginas oficiais da concessionária no Facebook e Instagram, @ViaMobilidadeSP.


Serviço

Pêssankas, A Arte Milenar da Ucrânia

Estação Campo Belo - Linha 5-Lilás

Até 30 de abril

コメント


bottom of page