top of page
Buscar

Três dicas para otimizar o tempo na cozinha

Na correria do dia a dia e com as diversas tarefas que invadem a agenda, nem sempre é possível dedicar tempo de qualidade para preparar as próprias refeições da maneira que gostaríamos. A boa notícia é que com organização e planejamento é possível otimizar o tempo na cozinha e ainda preparar deliciosas refeições, sem renunciar às demais atividades do dia. Confira as dicas.

Menu da semana - comece a semana planejando o cardápio de refeições. Separe um tempo para pensar nas receitas que irá produzir, avaliando os ingredientes que já estão na despensa e outros que precisam ser adquiridos. Ao listar todas as refeições dos próximos dias, você reduz o tempo diário de planejamento.


Preparação dos ingredientes - outra dica para otimizar o tempo na cozinha é fazer previamente a preparação de alguns alimentos. Você pode cortar e armazenar ou até congelar alguns ingredientes para usar ao longo da semana. Experimente reservar um horário do dia para cortar ou picar alimentos como cebola, alho, salsinha, entre outros.


Utensílios certos - Para deixar a sua vida na cozinha mais fácil e otimizar o tempo que você leva preparando as suas delícias, uma dica bacana é utilizar os utensílios de cozinha certos para cada alimento e receita. E isso não quer dizer, necessariamente, comprar todas as “ferramentas” de um grande chef. Por exemplo, usar uma faca para descascar legumes pode dar mais trabalho do que usar um descascador; acertar o corte da carne pode ser mais fácil com uma faca de lâmina maior do que utilizando uma faca normal. Ou seja, se possível, tenha utensílios e deixe-os sempre à mão quando estiver cozinhando.

Comentarios


bottom of page