Todo dia é dia da Mulher
top of page
Buscar

Todo dia é dia da Mulher

Dia especial. No domingo, celebraremos o dia internacional da mulher, uma data própria para também refletirmos sobre a presença marcante das mulheres nos mais diversos segmentos da sociedade. As mulheres estão cada vez mais unidas e buscam respeito, o que é extremamente positivo! Muitas enfrentam dois ou mais turnos de atividades com dedicação. Mesmo após longa jornada, estão empenhadas em atender e cuidar das pessoas mais próximas e queridas. Domingo à tarde, como parte das comemorações, o Parque do Ibirapuera irá sediar, a partir das 17h, a corrida da mulher SP, organizada pelo governo do estado. Na oportunidade, serão realizadas ações de saúde, segurança e cultura. As inscrições estão esgotadas. Foram 15 mil mulheres interessadas para o percurso de 5 e 10 quilômetros.


A mulher merece ser homenageada todos os dias. Quando fui comandante-geral da polícia militar, de 2009 a 2012, fiz questão de reconhecer o valor das mulheres policiais. Em todo estado de São Paulo, temos, atualmente, 11.554 mulheres protegendo o cidadão. Naquela ocasião, promovi a unificação dos quadros da polícia, o que ocorreu em 2011. Com isso, as policiais militares tiveram as mesmas chances de ingresso dentro da PM, assim como iguais possibilidades de desenvolvimento profissional dentro da corporação.


O meu objetivo foi o de integrar ainda mais a PM, visando igualar o tratamento dos seus policiais. Todos têm direitos iguais. A mudança permitiu ao oficialato feminino, por exemplo, a ocupar cargos de comandante geral da PM, o que antes a lei não previa. Outro marco interessante foi a retirada das tarjetas de identificação das policiais a palavra feminino para evitar qualquer tipo de distinção e preconceito. Essa iniciativa fez com que elas trabalhassem mais contentes e confiantes. Sinto-me muito satisfeito em poder mencionar que três comandos de destaque, hoje, são de responsabilidade de mulheres. São eles: o departamento pessoal da PM, centro de operações da polícia militar e comando de policiamento ambiental. Paralelamente a esses postos, temos mulheres nas rondas ostensivas com o apoio de motocicletas e no patrulhamento. Este último, elas se destacam por serem apaziguadoras em ocorrências que chamamos de desinteligência, ou seja, uma briga familiar ou entre amigos.


No meu dia a dia, meu maior orgulho é poder contar com mulheres especiais que me ensinam a ser um homem melhor: minha esposa, minha filha e minha mãe. Parabéns a todas as mulheres! Não esqueçam que todos os dias são dias propícios para uma bela conquista. O progresso estará sempre com vocês.


Coronel Camilo é secretário-executivo da Polícia Militar. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

bottom of page