Tite convoca Seleção Brasileira para Copa do Mundo com Dani Alves
- Roberto Maia
- 10 de nov. de 2022
- 3 min de leitura
Por Roberto Maia
A convocação final para uma Copa do Mundo sempre causa surpresas e reclamações por parte da imprensa e torcedores. Mas sempre porque o treinador deixou de convocar esse ou aquele jogador. Foi assim com as ausências de Neto (1990), Alex e Romário (2002) e tantos outros “injustiçados”.
Mas, dessa vez recaem sobre um jogador convocado que a maioria acha que não deveria estar no grupo que irá à Copa do Mundo FIFA Catar 2022: Dani Alves. Aos 39 anos ele será o atleta mais velho a participar de um Mundial vestindo a camisa da Seleção Brasileira. Será a sua terceira Copa.
Embora tenha uma carreira com histórico vencedor, Dani Alves não tem mostrado o futebol de qualidade que o consagrou. Depois de passagem apagada pelo São Paulo, foi para o Barcelona e acabou dispensado. Atualmente tem vínculo com o Pumas do México, mas não é titular e não joga uma partida desde setembro.
Sem dúvida essa é uma cartada muito arriscada de Tite, um treinador conhecido pela fidelidade aos atletas que dirige. Se o comandante vinha sendo elogiado pela campanha realizada nos últimos quatro anos - apenas cinco derrotas em 76 jogos -, agora é alvo de fortes críticas.
Se conquistar o hexacampeonato será alçado à categoria de gênio estrategista, mas se perder com Dani Alves jogando será jogado à vala comum dos derrotados.
Durante o anúncio dos 26 convocados o treinador demonstrou confiança e otimismo sobre a participação do Brasil na Copa do Mundo no Qatar. No cargo técnico desde 2016, Tite teve um ciclo de quatro anos inteiros para a preparação.

“Agora é um processo inteiro de quatro anos. Tivemos mais tempo de trabalho, pudemos fazer mais testes e chamar mais jogadores. Mas não dá para comparar gerações”, afirmou.
O retrospecto de Tite lhe credencia para acreditar em um bom resultado na Copa. Em seis anos de trabalho, foram 76 jogos, com 58 vitórias, 13 empates e apenas 5 derrotas. No atual ciclo do Mundial, são 50 jogos, com 38 vitórias, 9 empates e 3 derrotas.
“Não estou dizendo que o time vai ganhar, mas o time chega mais forte, mais estruturado. Os atletas sabem como a gente trabalha. A seleção chega mais firme, mais forte e consistente para o Mundial”, garantiu.
A Seleção Brasileira inicia os treinamentos para a Copa do Mundo no dia 14 de novembro, em Turim, na Itália. A viagem para o Catar está marcada para o dia 19, cinco dias antes da estreia contra a Sérvia.
Confira a lista dos 26 convocados para defender o Brasil no Mundial do Catar:
Goleiros - Alisson - Liverpool (ING), Ederson - Manchester City (ING) e Weverton – Palmeiras (BRA);
Laterais - Alex Sandro - Juventus (ITA), Alex Telles - Sevilla (ESP), Dani Alves – Pumas (MEX) e Danilo - Juventus (ITA);
Zagueiros - Bremer - Juventus (ITA), Éder Militão - Real Madrid (ESP), Marquinhos - Paris Saint Germain (FRA) e Thiago Silva - Chelsea (ING);
Meias - Bruno Guimarães - Newcastle (ING), Casemiro - Manchester United (ING), Everton Ribeiro - Flamengo (BRA), Fabinho - Liverpool (ING), Fred - Manchester United (ING) e Lucas Paquetá - West Ham United (ING);
Atacantes - Antony - Manchester United (ING), Gabriel Jesus – Arsenal (ING), Gabriel Martinelli – Arsenal (ING), Neymar Jr. - Paris Saint Germain (FRA), Pedro – Flamengo (BRA), Raphinha - Barcelona (ESP), Richarlison - Tottenham (ING), Rodrygo - Real Madrid (ESP) e Vinicius Jr. - Real Madrid (ESP).


Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.
Comentarios