top of page
Buscar

Tiggo 5x agora é PRO

Por Vito Zanella


O Tiggo 5x, o SUV mais vendido da gama da Caoa Chery no Brasil, recebeu nova atualização e passa a ser comercializado exclusivamente na versão PRO. Com isso, o utilitário ganhou mais tecnologia, sofisticação e mudanças no design. Entre as novidades do Tiggo 5x PRO está a transmissão CVT de 9 velocidades simuladas – com alavanca do tipo Joystick -, que junto com uma nova versão do motor 1.5 Turbo Flex, de 150 cv com etanol e 147 cv com gasolina, e com torque máximo de 21, 4 kgfm, disponível de 1.750 rpm a 4.000 rpm, trouxe ao veículo ganhos em desempenho e uma dirigibilidade ainda mais focada no conforto.


No design, a identidade do Tiggo 5x segue presente com toques a mais de requinte e robustez. Já o interior foi amplamente renovado e passa a contar com novo pacote ergonômico, nova central multimídia de 10,25", painel digital colorido, e uma série de itens de conforto, tecnologia e segurança que transformam a experiência a bordo do Tiggo 5x PRO. O modelo segue contanto com bom espaço interno e dimensões. São 4.338 mm de comprimento, 1.830 mm de largura e 1.645 mm de altura. A distância entre eixos é de 2.631 mm e o porta-malas tem 340 litros. Já os ângulos de entrada e saída melhoraram devido ao novo design: 23,4° e 31,5°, respectivamente.

Estilo e conforto a bordo - O Tiggo 5x PRO ganhou ainda mais personalidade graças aos novos elementos de design. Na dianteira, a grade com desenhos no formato “Diamond”, característica dos SUVs da linha PRO, tornou o visual mais imponente. As luzes DRL em LED também ganharam novo estilo e detalhes cromados, que se unem de forma harmoniosa com o para-choque totalmente renovado. Nas laterais, as rodas aro 18" com design exclusivo para o mercado brasileiro agregam ainda sofisticação ao Tiggo 5x PRO. Já a traseira, manteve a identidade das lanternas, marca registrada do modelo, e ganhou ângulos retos que tornaram o visual mais robusto.


O pacote ergonômico é outro destaque. O painel do ar-condicionado touch é integrado ao console central elevado que possui comandos ergonomicamente instalados. Porta objetos, comando dos retrovisores, travamento das portas e diversos outros botões ficam confortavelmente acessíveis ao motorista. Os bancos, revestidos com tecido premium, possuem novas costuras na cor cinza claro e também são ergonômicos. O volante multifuncional tem regulagem de altura e de profundidade e o ar-condicionado é dual zone, digital, automático e com indicação de temperatura. Tudo minuciosamente pensado para o conforto a bordo. Há ainda Comando de Climatização à Distância (CCD); acionamento do motor pela chave à distância; teto panorâmico; três entradas USB; compartimento refrigerado no console central; retrovisores com ajuste elétrico, rebatimento automático e desembaçador; chave presencial com travamento e destravamento das portas por aproximação e botão de partida.


No quesito segurança, mais tecnologia: ganhou sistema de controle de tração e estabilidade de última geração. Os freios são a disco nas quatro rodas e atuam em conjunto com o sistema EBD (distribuição eletrônica de frenagem). Há ainda tecnologias como EBA, que habilita automaticamente o limite de desaceleração durante a frenagem de emergência; BOS (smart pedal), que identifica uma situação de emergência e desacelera o veículo quando os pedais do acelerador e freio são pressionados ao mesmo tempo; BAS, sistema de assistência à frenagem, que maximiza a atuação do ABS; e ESS, sistema de alerta de frenagem de emergência, que pisca as luzes de direção de ambos os lados (setas) para sinalizar aos motoristas que vêm atrás que está ocorrendo uma frenagem brusca. O novo Tiggo 5x PRO conta com freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, HDC (controle eletrônico de descida), HHC (assistente de saída em aclives) e seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina).


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

Comments


bottom of page