Terapia do riso: entenda o que é e quais os benefícios
top of page
Buscar

Terapia do riso: entenda o que é e quais os benefícios

Dia 18/01 é o dia Mundial do Riso! Confira os benefícios da risada

Pesquisas indicam que pessoas que sorriem muito durante a vida tem uma expectativa de 5 a 7 anos mais longa (Imagem: Freepik)

Sabe aquele dito popular que diz que rir é o melhor remédio? O que você acharia se disséssemos que ele não é apenas uma expressão e que a ideia de usar o humor para ajudar em tratamentos tem embasamento científico?


Com diversos estudos que comprovam os benefícios de uma boa gargalhada para a saúde física e mental, a terapia do riso surgiu para provar que rir é muito mais que um poderoso fenômeno de socialização.


A seguir, você descobrirá o que é a terapia do riso, como ela funciona e quais são os benefícios que ela traz para aqueles que aderem à prática. Vamos lá?


O que é a terapia do riso?

A terapia do riso é um método complementar a outros cuidados de saúde que tem como objetivo a promoção do bem-estar físico e emocional de pessoas em situação de sofrimento por meio de exercícios e atividades que estimulem o riso.


A prática ganhou visibilidade na década de 60, quando o médico americano Hunter Doherty Adams revolucionou a história da medicina ao mostrar que a felicidade e o tratamento humanizado desempenhavam papel decisivo na recuperação de pacientes hospitalizados.


Sua trajetória abriu caminho para diversos estudos sobre o papel do riso na saúde e na qualidade de vida das pessoas e serviu de inspiração para o surgimento de grupos e organizações, como o Doutores da Alegria, cujo trabalho beneficia mais de 27 mil pessoas em hospitais públicos nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.


Como funciona?

Indicada como prática complementar no tratamento de pessoas que estão atravessando momentos difíceis, como internações prolongadas, doenças terminais e depressão, a terapia do riso preconiza o aspecto lúdico das experiências e do contato entre pacientes e profissionais de saúde.


Em sessões individuais ou coletivas, são sugeridos diversos exercícios e atividades que provoquem o riso, como a repetição de mantras que estimulam o abdômen — ponto-chave da risada —, a encenação de movimentos e de situações cômicas e a combinação de exercícios de respiração com mímica.


Cabe aqui ressaltar que o método não substitui os tratamentos convencionais e que o acompanhamento de um psicólogo e demais especialistas é indispensável para a resolução de problemas de saúde e do sofrimento psíquico.


Quais os benefícios da terapia do riso?

De acordo com Eduardo Lambert, médico e homeopata autor do livro "Terapia do Riso – A Cura pela Alegria", o riso estimula a secreção de endorfina e serotonina, substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. Estudos apontam que rir reduz em até 10% a sensação de dor e diminui a produção dos hormônios cortisol e adrenalina, responsáveis pelo estado de estresse, que em excesso podem aumentar o risco de diabetes, hipertensão arterial e depressão. Veja a seguir de que outras formas a terapia do riso contribui para o alcance de uma vida saudável.


Fortalece o sistema imunológico - com uma quantidade reduzida dos hormônios cortisol e adrenalina circulando pela corrente sanguínea, a produção de células de defesa do organismo aumenta. O resultado desse processo é um sistema imunológico fortalecido e pronto para combater agentes patológicos que ameaçam o equilíbrio da saúde.


Protege contra infarto e doenças coronárias - um estudo realizado pela Universidade de Maryland provou que rir faz bem ao coração. Quando gargalhamos, os vasos sanguíneos se dilatam e o ritmo dos batimentos cardíacos acelera, fazendo com que mais sangue circule pelo organismo. Consequentemente, há um aumento da oxigenação dos tecidos e a diminuição da pressão arterial.


Combate à depressão - a terapia do riso — que provoca a liberação da serotonina, conhecida como o hormônio da alegria — associada ao acompanhamento psicológico atua como um complemento no tratamento da distimia e da depressão, doença que hoje afeta mais de 322 milhões de pessoas no mundo.


A terapia do riso proporciona inúmeros benefícios à saúde. Sem contraindicações, tem ganhado cada vez mais a atenção de pessoas que querem trazer os benefícios de uma boa gargalhada para o dia a dia. Combinado à orientação psicológica - excelente aliada na resolução do sofrimento e de situações complexas - o método é a prova de que é possível levar uma vida mais leve, saudável e feliz.

bottom of page