Por Paulo Panayotis
Amparo, São Paulo/SP. A saída do Hotel Mercure Times Square, Moema, zona sul de São Paulo, ocorre pontualmente as 08hs30. Uma animada turma composta de jornalistas, influenciadores e hóspedes segue em direção ao interior de São Paulo. Cerca de uma hora e meia depois, chegamos à Fazenda Atalaia, antiga propriedade rural - com mais de 160 anos - destinada ao plantio de café. Estamos em Amparo e o que era um dos bastiões da produção nacional de café ostenta hoje, orgulhosamente, uma das mais renomadas produtoras de queijos artesanais brasileiros.
“Com o café em declínio na década de 1990, surgiu a produção de queijos artesanais de cabra, ovelha e gado holandês, explica Paulo Jose Matta Rezende, agrônomo paulistano com sotaque e jeito mineiro. “Procuramos aqui trabalhar com os melhores insumos para produzir os melhores queijos oferecendo conforto aos animais”, sacramente Zé, com visível orgulho do que faz.
Colecionadora de prêmios internacionais, a Fazenda Atalaia é um dos exemplos do que ocorre atualmente mundo afora: parcerias de sucesso envolvendo produtores orgânicos próximos a grandes centros urbanos com grandes redes de hotéis. “Neste caso, a rede Accor tem orgulho desta parceria que oferece qualidade, experiências inesquecíveis e hospedagem de alto luxo”, detalha Isabella Fernandes, Coordenadora de Marketing de Marcas Midscale e Econômicas da Rede Accor. Discover Local é o nome do produto que oferece bem mais do que uma simples estadia em um hotel de luxo. Incrementa tudo isso com uma experiência exclusiva, neste caso, a visita a Fazenda Atalaia, a degustação guiada de seus queijos artesanais premiados e o contato direto com cabras, ovelhas e gado de raça holandesa. Uma van sai cedinho do hotel, leva você e sua família, espera todos fazerem a visita, a degustação e retorna no final do dia.
“De fato uma experiência única, inusitada e deliciosa para quem nunca teve contato direto com a natureza e acha que queijo dá em pacotes de plástico vendidos em supermercados”, brinca uma das hóspedes que participa da visita. “Criamos os animais com base na premissa do espírito livre”, afirma Lígia dos Santos, veterinária responsável por toda a bicharada e uma apaixonada pelo que faz. “Temos por aqui ovelhas da raça Lacaune, que produzem mais no inverno, cabras da raça Saanen, mais produtivas no verão e o gado holandês que produz o ano inteiro”, explica a jovem veterinária.
O projeto é uma PPP, Parceria Público Privada e a fazenda, situada a mais de 850 metros de altitude - adequada ao gado holandês - já é modelo no país. Melhor para os visitantes que, em apenas um dia, conseguem entender e vivenciar o processo de produção de queijos orgânicos quase exatamente da forma como se faz hoje na Europa e nos países desenvolvidos. Já visitei várias fazendas orgânicas na França, Inglaterra e até mesmo na Grécia. Mas é a primeira vez que conheço uma nestes moldes aqui no Brasil. Não é uma tarefa fácil nem rápida criar bons produtos com selos de excelência, mas os resultados, quando vem, compensam. “Estamos caçando há tempos nosso selo de Denominação de Origem especialmente para o queijo “Tulha”, único e existente somente por aqui”, afirma com uma ponta de orgulho Paulo José, o Zé, que toca o negócio há anos. Enquanto eles investem no aprimoramento genético dos rebanhos, o hotel investe na parceria de qualidade e, os hóspedes, usufruem de tudo isso com valores bem razoáveis: a degustação, junto com o passeio, sai a R$ 45,00 por pessoa. E na volta o merecido descanso em uma confortável, bonita e bem equipada suíte (consulte preços).
Mais do que razoável em um país onde um pãozinho com manteiga e uma média sai a quase vinte reais nas padarias paulistanas. Fazenda Atalaia
Rodovia SP-352 (Rod. Antonio Cazalini), Km 137 - Amparo, São Paulo
WhattsApp: (19) 99750-8129
Fotos: Paulo Panayotis & Adriana Reis
Paulo Panayotis é jornalista profissional, ex-correspondente internacional de Tv, escritor e viaja com patrocínio e apoio Avis e Universal Assistance.
Comments