São Paulo terá, neste sábado, o Dia D da Vacinação contra a Gripe
top of page
Buscar

São Paulo terá, neste sábado, o Dia D da Vacinação contra a Gripe

Neste sábado (15), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde promove o Dia D de Vacinação contra a Influenza (vírus da gripe). O objetivo é atrair aos locais de vacinação idosos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há pouco tempo), crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade e profissionais de saúde. Desde o dia 12 de abril, quando teve início a Campanha de Vacinação mais de 630 mil doses foram aplicadas na Capital.


Na última terça-feira (11) teve início a segunda fase da Campanha, na qual são imunizados os idosos com 60 anos ou mais e os professores das escolas públicas e privadas. Para não ter conflito com a vacinação contra a Covid-19, a vacina contra a gripe está sendo aplicada exclusivamente em escolas e estabelecimentos da Educação, de segunda a sexta, das 8h às 17h.


Já a fase 3 começa no dia 9 de junho e atenderá pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.


A estimativa é que até o dia 9 de julho, data prevista para o encerramento da campanha, pelo menos 4,7 milhões de pessoas recebam a vacina. Neste período, os munícipes também poderão atualizar a Caderneta de Vacinação com outras vacinas (poliomielite, sarampo, pentavalente, febre amarela e rotavírus) do Calendário Nacional de Vacinação para estes grupos.


Pessoas com Covid-19 em curso ou alta há menos de 28 dias não poderão tomar a vacina contra a Influenza. A aplicação também será adiada caso a vacinação contra a Covid-19 tenha ocorrido há menos de 14 dias ou se a segunda dose estiver agendada em menos de 14 dias.


As autoridades de Saúde ressaltam que neste momento da pandemia, a vacinação contra a gripe é muito importante para reduzir as complicações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus Influenza na população alvo, facilitar o diagnóstico diferencial entre Covid-19 e demais doenças respiratórias causadas pela Influenza e evitar internações e a sobrecarga do sistema de saúde.


Mais informações, acesse esse link.


Fonte: Prefeitura de São Paulo

bottom of page