top of page
Buscar

Sonhar, acreditar e agir

Por Coronel Camilo


Mais um ano se encerra, hora de repensar e planejar. O velho ditado de que não podemos mudar o passado, mas podemos fazer um novo futuro é mais válido do que nunca. É sobre isso que gostaria de falar neste último artigo do ano. A possibilidade de nós mudarmos o nosso futuro.


O ano de 2020 não foi um ano fácil. Pandemia, dificuldades no emprego para muita gente, gastos com saúde, amigos que nos deixaram, oscilações na economia, novas cepas do coronavírus, tudo isso nos deixou, em muitos momentos, inseguros sobre qual o melhor caminho a seguir.


Se por um lado, tivemos muitas dificuldades a vencer, por outro tivemos o aumento da solidariedade entre as pessoas. Muitas foram as ações que minimizaram o sofrimento do proximo. Surgiu o “novo normal”, uma forma diferente de encarar a vida, o trabalho com o home office, a convivência entre as pessoas com máscaras, distância e álcool em gel. Tivemos que nos reinventar.


Nessa linha que vai o meu convite a você: vamos nos reinventar. Vamos olhar para esses dois anos que se passaram, avaliar todas as boas atitudes que tivemos e que observamos nas pessoas e planejar uma vida melhor para todos nós. Aproveitar o fatiamento do tempo, como bem escreveu o poeta Drummond e começar uma nova fase, o nosso novo normal.


E como fazer isto? Quando fazer isto? Aqui também deixo a minha sugestão, como bem me falava um professor de administração sobre a mudança: a data é hoje e a hora é agora. Assim, devemos começar dentro do nosso mundo, naquilo que temos ascendência, iniciando pelas nossas atitudes e ações, focando o bem comum, focando as pessoas, exercendo a solidariedade e a cidadania, fazendo a coisa certa.

E, como a data é hoje e a hora é agora, vamos aproveitar o ano que se inicia para colocar em prática três ações importantes: “sonhar” com uma vida melhor, definindo nossos objetivos; “acreditar” que eles possam se realizar; e, principalmente, “agir”, para que de fato eles possam acontecer.


Que o ano que se inicia seja nosso ano da mudança, da mudança para melhor, do nosso novo normal. Feliz Ano Novo!


Coronel Camilo é secretário-executivo da Polícia Militar. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Comentarios


bottom of page