Buscar

Sonhando com Salvador Dali na próxima viagem!

Atualizado: Jul 22

Por Paulo Panayotis

Paris - França -  Neste período de confinamento obrigatório em todo o mundo, continuarei dando dicas e alimentando seus sonhos para quando chegar sua próxima viagem, ok?


Então, imagine que a próxima aventura será para Paris e sonhe comigo! Agora, vá fundo e imagine um restaurante que une a genialidade e a personalidade excêntrica de um grande artista à discreta elegância de um palácio. Se inicialmente esta ideia parece fora de contexto, assim que você entra no restaurante Le Dalí no hotel Le Meurice, em Paris, tem a certeza de que é uma combinação perfeita. Quando o designer francês Phillipe Starck ousou reinterpretar o mobiliário e a atmosfera do lugar com elementos surrealistas, preservando a aura do mestre do Cubismo, muitos não imaginavam um resultado tão aconchegante e ao mesmo tempo contemporâneo. 


Do teto ao chão o pintor espanhol Salvador Dalí está ali. Toda essa homenagem, vale lembrar, é porque Dalí foi hóspede e morador no hotel Le Maurice durante décadas. A ousadia também invadiu a cozinha com o chef Alain Ducasse. O Le Dalí é sinônimo de pratos marcantes, sabores inusitados e produtos de excelência. O cardápio, cheio de originalidade e opções de clássicos da gastronomia francesa, traz também a culinária mediterrânea. Eu, particularmente, adoro esta mistura de sabores, aromas e culturas. E não se surpreenda se encontrar alguns sanduíches no menu. A excentricidade de Dalí também está aqui, no coração deste palácio, que abriu suas portas em 1835.


Farid Gould, 37 anos, dá as boas vindas e sugere um belini, drinque tradicional do lugar. Diretor adjunto, Farid trabalhou nos badalados hotéis Le Cheval Blanc Saint Barth e Le Cheval Blanc Courcheve. Animado e sorridente, como um bom descendente de árabes, nos conta que esta de volta ao Le Meurice após dez anos.


"Aqui se encontra a excelência da hospitalidade sob medida", afirma feliz de estar de volta ao local onde começou sua carreira. "O segredo, segundo ele, é o brilho nos olhos de trabalhar em um lugar assim e oferecer uma experiência marcante para os clientes". Para abrir o apetite, um salmão defumado com creme cítrico vem acompanhado de uma taça de Chablis 2018. Entre os sabores do Mediterrâneo, vou de polvo grelhado com açafrão. 

Para prato principal vieiras grelhadas com creme de agrião e ris de veau com geleia de tangerina. A harmonização é impecável dois grandes vinhos brancos: um Puligny Montrachet e um Sancerre. As grandes estrelas do cardápio são, sem dúvida, as obras de arte do chef patissier Cédric Grolet.


Farid Gould nos pede para escolher as sobremesas. Quando você está diante de opções do chef Grolet não há o que discutir e peço que ele sugira. Assim chegam à mesa: maçã, maracujá e manga. Parecem comuns, não? Mas são simplesmente as delicadíssimas criações com o equilíbrio perfeito entre a acidez da fruta e o açúcar numa apresentação impecável.  Para mim é um dos melhores restaurantes contemporâneos de Paris dos últimos tempos e, confesso, o meu preferido atualmente. Adoro seu pé direito alto com a belíssima tela de mais de 150 metros quadrados inspirada em Dalí e interpretada por Ara Starck, filha de Phillipe Starck. Me sinto mergulhado nas obras dos artistas e, ao mesmo tempo, dentro da história de Paris. O Le Dalí é uma ótima opção para um café, um brunch, um almoço de negócios, um lanche descontraído, um chá da tarde ou um jantar mais informal. É para ir sozinho, acompanhado com amigos, com a família! Seu salão é também um lugar para ver e ser visto. É uma experiência marcante como seu grande inspirador. Tenho certeza de que Dalí ia adorar estar aqui agora. Na semana que vem, dicas do hotel palácio Le Mauríce, por onde, além de Dalí, circularam Émile Zola, Andy Warhol, e  Woody Allen entre outras grandes personalidades mundiais. A bientôt, ou, até já e bons sonhos!

Confira as fotos! (Paulo Panayotis / Adriana Reis - © O Que Vi Pelo Mundo)


Paulo Panayotis é jornalista especialista em turismo, mergulhador e fundador do Portal OQVPM - O Que Vi Pelo Mundo. Mora na Europa, tem passaporte carimbado em mais de 50 países e viaja com patrocínio e apoio Avis, Travel Ace, a Casa do Chip e Alitalia. O jornalista esteve no Le Dalí à convite da Dorchester Collection representada no Brasil pela Sahão Marketing & Consultoria.

17 visualizações

Receba nossas atualizações

Siga nossas redes

  • Facebook - Círculo Branco

Copyright ©2020. Todos os Direitos Reservados 

Desenvolvido pela Redação do Grupo JBA

São Paulo - Brasil

joba@greco.com.br