Buscar
  • Redação JBA

Sesc Santo Amaro traz indígenas em pauta com programação online nas redes sociais

Série audiovisual resgata as tradições, histórias e costumes da etnia Guarani Mbya, relatadas sob a perspectiva de lideranças indígenas desse grupo

Jerá Guarani, liderança Guarani Mbya das Terras Indígenas Tenondé Porã (Imagem: Divulgação)

O Sesc São Paulo, que possui atuação ampliada na internet, reforça o convite para o público acompanhar a programação gratuita nas plataformas digitais. As ações seguem ativas nas redes sociais, além da instituição ter disponível um acervo de destaques com caráter multidisciplinar, audiovisual e textual, em continuidade aos projetos que a instituição vem desenvolvendo ao longo dos últimos meses com múltiplas linguagens abordadas.


Durante o mês de abril, o Sesc Santo Amaro divulga uma série de vídeos gravados com conteúdos especiais, produzidos a partir da visão de lideranças Guarani e subgrupo Mbya. A proposta é resgatar as tradições, histórias e costumes da etnia Guarani Mbya, relatadas sob a perspectiva de lideranças indígenas desse grupo, e leva o público a conhecer sua concepção de mundo, técnicas de agricultura e discute a atuação das mulheres indígenas em comunidade.


No dia 13 de abril, o vídeo “Mulheres indígenas mudando a história de TI Temondé Porã” narra as experiências de vida em comunidades lideradas por mulheres, com o objetivo de ampliar a visibilidade feminina e apresentar novas formas de organização e articulação nas aldeias. Com Jerá Guarani, liderança Guarani Mbya das Terras Indígenas Tenondé Porã localizadas em Parelheiros e Marsilac, no extremo sul da cidade de São Paulo – SP.


Já no dia 20 de abril, é a vez de “Agricultura Tradicional Guarani Mbya”, que fala sobre a preservação de reservas florestais e o cuidado com a natureza. O material é um recorte sobre as culturas tradicionais agrícolas que vem sendo resgatadas ao longo dos anos, somadas aos recentes conhecimentos e avanços na produção de alimentos adquiridos pelos índios Guarani. Com Sérgio Popygua, integrante da comunidade Guarani Mbya, que fica na aldeia e terra indígena Aguapeú, localizada em Mongaguá – SP.


Para assistir basta acessar o canal do Youtube do Sesc Santo Amaro, nos dias 13 e 20 de abril, às 12h. O acesso é gratuito.


Serviço

Mulheres indígenas mudando a história de TI Temondé Porã

Dia 13 de abril - 12h

Youtube do Sesc Santo Amaro

Livre

Gratuito

Agricultura Tradicional Guarani Mbya

Dia 20 de abril, terça - 12h

Youtube do Sesc Santo Amaro

Livre

Gratuito

1 visualização0 comentário