top of page
Buscar

Semana Nacional do Trânsito: juntos salvamos vidas!

Por Coronel Camilo


Participei esta semana da abertura do Seminário da Semana Nacional de Trânsito, promovido pelo Policiamento Rodoviário e pelo Policiamento de Trânsito da Polícia Militar de São Paulo. A Semana Nacional de Trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, acontece este ano do dia 18 ao dia 22 de outubro, visa mobilizar a sociedade e promover a reflexão sobre a importância de medidas de segurança no trânsito e da responsabilidade de todos, do pedestre ao motorista, para promover a segurança viária do país. Entendendo que esta é uma questão de conscientização e respeito, trago novamente a experiência de um comandante, que tive a felicidade de conhecer.


Há alguns anos, um comandante, recém promovido a coronel, foi designado para a região de Ribeirão Preto. Como morava em São Paulo, fazia o trajeto todos os dias até aquela cidade. Notou que o seu motorista dirigia sempre nos limites de velocidade, aproveitando todas as brechas. Esse comandante sempre chegava tenso para o seu dia de trabalho. Isso acontecia sem nenhuma necessidade específica, nenhuma emergência. Era simplesmente uma forma de dirigir.


Logo na primeira semana, o comandante deu uma determinação a seu motorista: "precisamos chegar rápido em Ribeirão, veja o que você pode fazer". Obediente, o motorista foi no limite máximo da velocidade, sempre acelerando forte nas retomadas após os pedágios, chegando rapidamente na cidade. Assim que chegaram, o comandante fez a seguinte pergunta ao seu condutor: "quanto tempo nós ganhamos?" O soldado, respondeu satisfeito: "Economizamos uns 15 minutos na viagem, comandante!"


"Excelente", respondeu o coronel e emendou: "De hoje em diante, sairemos 15 minutos mais cedo, vamos em 'velocidade de cruzeiro', com o motor em baixa rotação, sempre abaixo do limite de velocidade, deixando o veículo acelerar gradualmente após os pedágios. Assim eu não chego tenso, consigo ler as minhas ordens, as minhas notícias e chego 'inteiro' para o meu dia de serviço". Daquele dia em diante, tudo mudou e eles passaram a ter mais qualidade de vida não só no trajeto, que deu a impressão de ter ficado menor e mais prazeroso, mas também para enfrentar o seu dia de trabalho.


É desta atitude que precisamos no trânsito de São Paulo, pessoas conscientes e que utilizem as ruas e as rodovias de maneira segura. Temos que ter consciência de que, se sairmos atrasados, chegaremos atrasados e, de maneira nenhuma, devemos tentar compensar o atraso dirigindo de maneira açodada no trânsito. Isso nunca dá certo. É melhor ligar para o seu compromisso, antes de sair de casa ou do escritório, avisar que chegará atrasado e ir tranquilamente e em segurança.


A melhoria do trânsito e a redução dos acidentes passam também pelo respeito à sinalização e aos outros. Frequentemente, vemos pedestres atravessando fora da faixa, ciclistas não respeitando o semáforo, motociclistas e motoristas não respeitando a sinalização e realizando manobras proibidas, arriscadas, muitas das quais causando acidentes. E para quê? Para ganhar alguns minutos? Será que vale a pena?


Lembrem-se, o mais importante é a conscientização de que temos uma grande responsabilidade no trânsito, além de respeitar a sinalização, respeitar também as outras pessoas e dirigir de forma segura, para não colocar em risco a nossa família e as outras pessoas. Essa é a melhor forma de evitarmos acidentes e termos uma melhor qualidade de vida.


Coronel Camilo é secretário-executivo da Polícia Militar. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Comments


bottom of page