top of page
Buscar
Foto do escritorCoronel Camilo

Segurança na eleições em 2022

Por Coronel Camilo


Um dos momentos mais importantes da nação brasileira acontecerá no próximo final de semana, dia 02 de outubro: as eleições para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Esse é o momento em que o cidadão brasileiro pode mudar a sua história, pois escolhendo bons governantes e parlamentares, estes farão uma boa administração e construirão leis que mudarão a nossa vida e a dos nossos filhos para melhor.


Para que tudo isso transcorra em segurança e que a ordem pública seja mantida durante todo o processo de votação, desde a escolta das urnas aos locais de votação até a recolha para os colégios eleitorais, a polícia de São Paulo construiu um grande esquema de segurança para todo o Estado. São mais de 83 mil policiais garantindo o seu direito de votar e escolher seus representantes. As folgas, férias e licenças foram suspensas nesse período para termos mais efetivo e proteger o cidadão nestas eleições.


O processo da votação, em todo o Estado, será coordenado e acompanhado pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Secretaria de Segurança de São Paulo. É um centro integrado de coordenação, comando, controle e inteligência com mais de 32 agências integradas, em um único local, todos trabalhando sinergicamente para a tomada de decisão em qualquer situação. Fazem parte do COI a Polícias Militar, Civil e Científica, a Guarda Civil Metropolitana, o Metrô, CPTM, SPtrans, Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, entre outros.


Mais de 34 milhões de eleitores devem comparecer às urnas neste domingo e os policiais militares estarão presentes em todos os quase 11 mil locais de votação no Estado de São Paulo, nos colégios eleitorais e também fazendo a segurança dos juízes eleitorais. Os policiais civis e científicos reforçarão as delegacias de polícia para agilizar qualquer necessidade, além de investigarem de imediato, qualquer denúncia que possa acontecer em relação ao dia da votação. Todo esse aparato é além do policiamento cotidiano, que continua normal em todo o Estado.


A você que vai votar sempre é bom lembrar: consulte a sua zona eleitoral no site Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no aplicativo e-Título, que você pode baixar em seu celular. Leve um documento oficial de identificação com foto. São aceitos: o e-Título do eleitor; o RG Digital; a CNH Digital; carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal; certificado de reservista; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação. Não são aceitos: certidão de nascimento ou de casamento.


Também é bom lembrar que não poderão comparecer aos locais de votação armados, mesmo os que tenham autorização para porte ou transporte, inclusive os policiais, exceto os que estiverem em serviço. Também não será permitido ir para a cabine de votação com o celular, que deverá ser deixado com o mesário ou numa mesa destinada a isso, dentro da sala de votação, retirando em seguida. Tudo isso para manter a segurança e o sigilo do voto, que é secreto.


Avalie os candidatos de forma consciente, escolha os que trabalham de forma ética e que realmente vão mudar a vida de todos para melhor e faça uma “colinha” dos números para votar certo e com rapidez. A Segurança Pública vai garantir a sua votação!


Coronel Camilo é secretário-executivo da Polícia Militar. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Comments


bottom of page