Por Coronel Camilo
Atualizando as ações, ao longo dos quase 12 meses de 2021, muito foi feito pelo cidadão, especialmente na área da segurança, uma das principais preocupações das pessoas nos dias de hoje. Apesar dos desafios, desde o início desta gestão tivemos conquistas significativas. Foram entregues mais de 7.500 viaturas para reforçar a frota da Polícia do Estado de São Paulo. O investimento em melhorias, viaturas, armamentos e equipamentos, só em 2021, passou de R$ 1,5 bilhão de reais.
De janeiro a dezembro de 2021, os nossos 645 municípios contaram com mais de 112 mil policiais na proteção da vida e na prevenção de crimes. Foram, ainda, realizadas 32 milhões de intervenções policiais: 175 mil pessoas foram presas, 282 toneladas de drogas foram apreendidas, pelo menos 11 mil armas de fogo foram retiradas de circulação e 38 mil carros foram recuperados.
No telefone de emergência da PM, o COPOM, foram recebidas mais de 20 milhões de chamadas dos mais variados tipos, como ajuda em partos, roubos em andamento, auxílio em engasgos, discussões e barulho e desordem no meio da rua. Também foram desencadeadas as Operações São Paulo Mais Seguro, Rodovia Mais Segura e Interior Mais Seguro em todo o Estado, totalizando mais de 80 megaoperações com o objetivo de garantir a continuidade na diminuição dos indicadores criminais, aumentando a presença ostensiva para melhorar a percepção de segurança das pessoas e combater o crime. Atualmente, temos observado cada vez mais viaturas em ronda para ajudar quem mais precisa de apoio em momentos de fragilidade.
Medidas de proteção à mulher foram reforçadas com o advento do aplicativo SOS Mulher, Delegacias de Defesa da Mulher e o Programa Bem Me Quer, voltado para vítimas de estupro, por exemplo. Além do aplicativo SOS Mulher, que possibilita um cadastro para pessoas com medida protetiva em São Paulo todo e já registrou mais de 1 mil acionamentos, foi divulgado, especialmente nas redes sociais, um vídeo para incentivar que vítimas denunciem seus ex ou atuais companheiros. É uma atividade delicada, mas que tem gerado resultados, fazendo com que as mulheres criem coragem e denunciem.
Outro aspecto relevante - e que está ligado diretamente com uma sociedade mais justa - é o trabalho forte na internalização de valores éticos e morais nas crianças e adolescentes. É com a conscientização do jovem e noções de direitos e deveres, acredita-se que problemas futuros irão diminuir. Nesta linha, destaco a ação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) nas escolas. Fardados, os PMs vão às escolas conversar com alunos a respeito do tema e alertá-los dos riscos, como medida preventiva. Já passaram pelo programa mais de 10 milhões de crianças, desde sua criação.
Importante também os Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs), que são defensores voluntários da população e acabam sendo vozes que o governo precisa ouvir, levando a conhecimento questões de zeladoria urbana e até segurança. O mesmo foi percebido com o programa de segurança chamado Vizinhança Solidária. Inicialmente restrito ao bairro do Itaim-Bibi, na zona sul, mas hoje é um sucesso e existe em praticamente toda cidade de São Paulo e Interior e atualmente conta com mais de 2 mil grupos. De forma integrada, moradores e polícia atuam numa valorosa parceria, fixam placas nas casas, prédios e escolas e conseguem prevenir furtos e roubos. E ainda temos muito a fazer.
Coronel Camilo é secretário-executivo da Polícia Militar. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Comentários