Secretário executivo da polícia militar fala sobre inovação, planejamento e segurança
top of page
Buscar

Secretário executivo da polícia militar fala sobre inovação, planejamento e segurança

Por Rodrigo Azevedo


Esta é a segunda vez que entrevisto o Coronel Camilo. A primeira foi em 2015, quando ocupava uma cadeira na Assembleia Legislativa como Deputado Estadual. Quase sete anos depois, o Coronel e ex-comandante geral da PM paulista, cumpre a missão de ser o primeiro Secretário Executivo da Polícia Militar. Cargo criado na gestão do Governador João Dória Jr.

Camilo ocupa a secretaria executiva da principal força pública de segurança do país, e quando conversamos, era também o secretário em exercício da Secretaria de Segurança Pública do estado. Camilo conta que ajudou a escrever o plano de segurança, que organizou entre outras mudanças, a criação da estrutura da nova secretaria executiva.

Por conta do período da pandemia, a saúde vem recebendo enorme atenção, mas é a segurança pública um dos pilares da gestão João Dória Jr. O plano de governo para esta área previa investimentos em equipamentos, mas também o aprimoramento do uso da tecnologia e a integração contínua entre as polícias civil e militar.

Para isso, Dória apontou o general de exército João Camilo Pires de Campos para ocupar o cargo de secretário da segurança pública. O plano previa mudanças organizacionais da gestão, que passou a chamar os adjuntos de secretários executivos em todas as pastas. Terminologia já usada no governo federal, por exemplo. A ideia é que os adjuntos sejam mais que vice-secretários, contribuindo de forma mais efetiva na gestão das pastas.

No caso da secretaria de segurança, as mudanças foram maiores, sendo esta a única secretaria do estado a contar com dois secretários executivos que podem inclusive substituir o secretário de segurança na sua ausência. De um lado o Coronel Camilo, com grande experiência na Polícia Militar, e do outro o Secretário Executivo da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin. Como são dois os secretários executivos, eles se revezam em substituir o General Pires de Campos quando necessário.

O aprofundamento das mudanças na forma de se fazer segurança pública abrange também a parte da comunicação. Com a possibilidade do uso da tecnologia, o governo investiu no desenvolvimento de aplicativos para celular. É o caso dos recém apresentados "SP 190" e do "Bombeiros Emergência 193". A novidade permitirá não só diminuir o tempo de atendimento, mas também enviar imagens por meio da plataforma.

Ambos serão usados na comunicação entre o cidadão e a Central de Operações da Polícia Militar, o COPOM. E na mesma linha de informatização, o governo disponibilizou o aplicativo SOS Mulher, da Polícia Militar, que permite aos usuários cadastrados pedirem ajuda sempre que estiverem em perigo, por meio do acionamento de um botão localizado na própria ferramenta.

Mas as inovações não se restringem apenas à comunicação, se estendendo à parte tática e operacional das polícias. Nos últimos anos, foram adquiridos drones, novas aeronaves - já são 27 só na PM, milhares de tablets para as viaturas e câmeras que ficam presas ao corpo dos policiais sem que eles controlem seu funcionamento. O secretário Camilo realça que quando a população está segura, e se sentindo segura, quem está inseguro são os bandidos.


Rodrigo Azevedo é habilitado pela Assosindicos-SP como Síndico Profissional, exerce a atividade desde 2013. Passou por empresas como Grupo Hitachi e Telefonica / Vivo. Como jornalista focado do setor condominial, ministra cursos e palestras, atendendo clientes em quatro estados. É administrador de empresas, especializado em gestão empresarial.

bottom of page