top of page
Buscar

“Se você quer mudar o mundo, comece fazendo a sua cama!”

Por Coronel Camilo


Foi assim que, em 2014, o Almirante da Marinha, William Harry McRaven, iniciou o seu discurso no dia da formatura em Austin, Universidade do Texas. Ele foi o comandante das Operações Especiais Norte-Americanas que organizou a perseguição que encontrou Osama Bin Laden. Esse discurso já teve mais de 60 milhões de visualizações no Youtube, até 2022 e é tido como um dos discursos mais inspiradores, apesar de ter apenas 20 minutos (https://bit.ly/CamiloJBA).

Estamos na primeira semana de 2023, um novo ano se inicia, promessas foram renovadas, novos objetivos foram definidos, a esperança se renova e muitos pretendem mudar o mundo. Como o tempo passa muito rápido - meu amigo General João Camilo Pires de Campos diria: já comprou o presente de Natal? - e muitas pessoas não sabem por onde começar, sugiro que assistam esse discurso e assim saberão, de forma muito clara, que se quisermos mudar o mundo, devemos começar a mudar o nosso mundo, das pessoas que nos rodeiam, da nossa própria família.

Muitas vezes em nossas vidas, imaginamos grandes planos para mudar a vida em nosso país, nosso Estado, nossa cidade e nos esquecemos que para atingirmos esses objetivos devemos começar pequeno, em nosso bairro, em nossa rua, em nosso quintal. Temos uma tendência humana em observar e querer que os outros se modifiquem quando a verdadeira mudança deveria acontecer em nós mesmos: prestar atenção aos detalhes, saber ouvir as pessoas, respeitar suas opiniões, defender seu ponto de vista de maneira inteligente, sem agressividade, ajudar o próximo, ser gentil.

Digo sempre que a mudança é uma questão de atitude individual de cada um de nós. Pequenas mudanças cotidianas, para melhor, como começar o dia completando uma pequena tarefa, depois outra, depois outra, vão mudando nossos hábitos e criando o mais importante deles, o de fazer acontecer, de ver o resultado, de ter diariamente pequenas conquistas - que devem ser sempre comemoradas, por menor que sejam. Essa atitude nos empodera, deixa claro, como dizia o presidente Obama: Yes, we can! - Sim, nós podemos!, e eu completo: só depende de nós. Ainda pegando gancho no discurso do almirante McRaven, enfrentaremos muitos tubarões em nossa vida, tal qual fazem os SEALs (Navy SEALs, são uma das principais Forças de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos) em seu treinamento, mas o importante é ter coragem para enfrentar esses problemas, ser resiliente, se levantar e seguir em frente, sem desistir e vencendo cada um deles.

Termino com um trecho de meu discurso ao assumir o Comando da Área Central de São Paulo, o CPA/M-1, equipe que tive muito orgulho de conduzir por 2 anos (2007 à 2009): sempre é possível fazer mais e melhor. Por isso, “se você quer mudar o mundo, comece fazendo a sua cama!”


Coronel Camilo foi Comandante-Geral da Polícia Militar. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Commentaires


bottom of page