top of page
Buscar
Foto do escritorRedação JBA

Samba paulista ganha exposição no Centro Cultural São Paulo

A mostra está montada no Centro Cultural São Paulo e pode ser vista até o dia 01 de dezembro


Uma exposição sobre a história do samba de São Paulo, contada por meio de jornais, fotos e acervo de sambistas consagrados, pode ser vista durante todo o mês de novembro- mês da Consciência Negra- no Centro Cultural São Paulo. A mostra, organizada pela 1ª. Bienal do Samba SP, tem a curadoria da professora e musicista Tânia Maria Amaral, pós-graduada em História/Arte-Cultura, Memória e Patrimônio.


Decoram o espaço da Biblioteca várias fotografias de sambistas paulistas como Adoniran Barbosa, Germano Mathias, Geraldo Filme, Paulo Vanzolini, Demônios da Garoa, grupos de samba de bumbo, carnavalescos, e outras imagens de carnavais, cordões e blocos de rua das décadas de 30 em diante. Há também matérias de jornais e alguns figurinos usados pelos artistas (chapéu, sapato, camisa), instrumentos musicais, Lps entre outros itens, numa viagem pela linha do tempo.


Um dos destaques é a escultura em madeira, feita para homenagear a Madrinha Eunice, sambista fundadora da Escola de Samba do Lavapés, bairro central da capital, uma das primeiras agremiações carnavalescas de São Paulo, ativa até hoje. A mostra reservou ainda uma vitrine dedicada ao Samba da Vela, comunidade que há 24 anos valoriza o samba de São Paulo, com suas rodas de samba semanais. A vela acessa no centro da roda funciona como um cronômetro. Assim que se apaga, a música termina.


Exposição sobre o Samba Paulista

Centro Cultural São Paulo (Praça das Bibliotecas)

Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade

Em cartaz até o dia 01 de dezembro, das 10h às 20h (de terça à sexta-feira) e de 10h às 18h (sábados, domingos e feriados)

Informações: bienaldosambasp@gmail.com


Livreto sobre o samba paulista


A 1ª. Bienal do Samba SP vai distribuir gratuitamente aos visitantes o livreto “Samba Paulista- uma breve apreciação”, escrito pelo professor e mestre em Ciências Sociais José de Almeida Amaral Junior, fruto de um robusto trabalho de pesquisa sobre o tema.


No dia 13 de novembro, às 20h, a agenda destaca a roda de conversa intitulada “A importância social e histórica do Samba”, no Centro Cultural São Paulo (Biblioteca), com a presença dos organizadores do evento: professor José Amaral (mediador), Angélica Tobias (direção geral), professora. Tânia Maria Amaral (curadora da exposição), sambista Thobias da Vai-Vai (diretor artístico), Jr. Denden (diretor musical), e participações da cantora Geovana, (participante da 1ª Bienal que aconteceu no RJ, 2ªedição em 1972) e de Chapinha (fundador do Samba da Vela).


O evento contempla ainda atividades educativas, intervenções artísticas, palestras e apresentações musicais. As atrações acontecem em três locais da capital: Centro Cultural São Paulo (CCSP- Rua Vergueiro, 1000- Metrô Vergueiro, linha Azul), Teatro Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153- Bela Vista) e Faculdade Zumbi dos Palmares (Av. Santos Dumont, 843- Bom Retiro) durante todo o mês de novembro de 2024 até o dia 1º. de dezembro.


A 1ª. Bienal do Samba SP tem a direção geral de Angélica Tobias (Angel Artes Produções Culturais e Artísticas); a direção artística de Thobias da Vai-Vai; a coordenação executiva da ASTEC (Associação dos Sambistas, Terreiros e Comunidades de Samba do Estado de São Paulo); a realização da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo; a parceria e apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e da Faculdade Zumbi dos Palmares.


A programação completa pode ser acompanhada pelas redes sociais: @bienaldosambasp (Instagram) e 1ª.Bienal do Samba SP (Facebook).

Comments


bottom of page