top of page
Buscar

Saúde da capital adquire cateter inovador para pacientes da rede especializada

Mais de 62 mil unidades do cateter hidrofílico foram adquiridas para atender pacientes com diagnósticos específicos; os profissionais das UBSs foram capacitados para orientar os usuários na utilização do dispositivo

Foto: Divulgação / Secretaria Municipal da Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) adquiriu mais de 62 mil unidades de cateter hidrofílico, um produto com tecnologia inovadora que permite maior conforto e qualidade de vida aos pacientes que fazem o procedimento de cateterismo vesical intermitente (CVI) que possuem disfunção de origem neurológica ou lesão medular, que causa o esvaziamento incompleto da bexiga.


O lançamento da nota técnica para dispensação do cateter ocorreu no último dia 17, no Hotel Slaviero Dowtown São Paulo, e contou com a presença do secretário-adjunto municipal da Saúde, Maurício Serpa.


O cateter hidrofílico dispensa o uso de anestésico e é revestido de poliuretano 100% lubrificado. Ele foi desenvolvido conforme o estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de proporcionar mais bem-estar aos pacientes, minimizar o risco de lesões na uretra e reduzir o índice de complicações, como infecções urinárias e, em casos extremos, a perda da função renal. Todos os pacientes com perfil para usar a sonda poderão dispor do produto que foi adquirido em todos os tamanhos.

A estimativa de custo anual com o fornecimento dessa tecnologia é de mais de R$ 13 milhões e foi distribuído a todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade que possuem pacientes que se enquadram nos critérios de inclusão. Os profissionais das unidades passaram por capacitação técnica para orientar os usuários na utilização.


A nota técnica para a capacitação dos profissionais de saúde está disponível no endereço eletrônico: clique aqui.


Comments


bottom of page