Último espetáculo em que o ator esteve em cartaz nos palcos trata sobre o conflito vivido por judeus que eram obrigados a auxiliar na aniquilação de seu próprio povo e, ao mesmo tempo, ter que conviver com o medo da morte. Duda Mamberti substitui o pai em cena ao lado de Leonardo Miggiorin, Rita Batata, Ando Camargo e Luccas Papp. A direção é de Ricardo Grasson.
O Ovo de Ouro, com texto de Luccas Papp e direção de Ricardo Grasson volta para quatro sessões especiais no Teatro Itália Bandeirantes, de 2 a 10 de setembro, com sessões aos sábados às 21h e domingos às 19h. Com direção de Ricardo Grasson, peça traz no elenco Duda Mamberti, Leonardo Miggiorin, Rita Batata, Ando Camargo, além do autor.
O espetáculo estreou em 2019 celebrando os 80 anos de Sérgio Mamberti. As novas apresentações são uma forma de homenagear o ator morto em 3 setembro de 2021, aos 82 anos, e manter sua memória com o último espetáculo em que esteve em cartaz com público presencial.
A peça traz à tona a função do Sonderkommando ou comandos especiais, unidades de trabalho formadas por prisioneiros selecionados para trabalhar nas câmaras de gás e nos crematórios dos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
Obrigados a tomar as atitudes mais atrozes para acelerar a máquina da morte nazista, esses prisioneiros conduziam outros judeus à câmara de gás, queimavam os corpos e ocultavam as provas do Holocausto. Quem se recusava a desempenhar esse papel era morto, quem não conseguia mais desempenhar a função, era exterminado com os demais.
Contada em diferentes momentos, a trama revela a vida de Dasco Nagy, que foi Sonderkommando e sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, interpretado agora por Duda Mamberti. Em cena, dois planos são apresentados – a realidade e a alucinação – para retratar a relação do protagonista Dasco Nagy quando jovem (Luccas Papp) com seu melhor amigo Sándor (Leonardo Miggiorin), com a prisioneira Judit (Rita Batata) e com o comandante alemão Weber (Ando Camargo). No presente, Dasco é entrevistado, já em idade avançada, por uma jornalista, narrando os acontecimentos mais horrorosos que viveu no campo de concentração e descrevendo a partir do seu ponto de vista os horrores e tristezas da Segunda Guerra Mundial.
O Ovo de Ouro no Teatro Itália Bandeirantes
De 2 a 10 de setembro
Sábados às 21h e domingos às 19h
Classificação: 12 anos
Duração: 95 minutos
Ingressos: R$80 (inteira) e R$40 (meia entrada)
Link de vendas: clique aqui
Teatro Itália Bandeirantes
Avenida Ipiranga, 344 – Edifício Itália – Subsolo – São Paulo - SP
Comments