São Paulo: uma metrópole sempre pronta para acolher
top of page
Buscar

São Paulo: uma metrópole sempre pronta para acolher

Por Coronel Camilo


Na próxima semana, São Paulo completa 467 anos. Quero fazer um convite especial a todos para pensarmos sobre a importância de ajudar as pessoas e lutar pela nossa cidade, a exemplo do que temos visto com frequência nos últimos meses, quando entramos em um período de grave crise na saúde.

São Paulo é uma metrópole que está sempre pronta para receber e acolher o cidadão e sua família. É impressionante a coleção de casos de pessoas que chegam a São Paulo para recomeçar e conseguem bons frutos. Tenho muito orgulho e alegria de morar aqui ao lado de minha família e ter iniciado minha carreira na chamada ''Casa Mãe'', a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na zona norte, região que escolhi para viver.


Mesmo com a pandemia em grande evidência, temos que seguir em união e manter a ideia de dias melhores. Recentemente, as primeiras vacinas contra a Covid-19 chegaram e profissionais de saúde e indígenas foram vacinados. Como apoio, a Polícia Militar tem ajudado, fazendo a escolta durante a ação logística de distribuição das vacinas no Estado todo. Estão empenhadas equipes do Comando de Policiamento de Choque, Comando de Policiamento da Capital e vários comando do Interior, bem como a Polícia Rodoviária e Comando de Aviação. A operação vai desde proteger os imunizantes quando chegam ao Aeroporto de Guarulhos até o transporte ao Instituto Butantan e a pontos dos Centro de Vigilância Epidemiológica.


Neste mês, também é um momento oportuno para reconhecermos boas ações, ou seja, todos os moradores desta bonita cidade que, costumeiramente, fazem a diferença em seus bairros. Há muitos anos, a figura do líder comunitário, por exemplo, era de um pacificador e responsável pela interlocução entre a comunidade e o Poder Público. Com o tempo, essa missão ganhou mais destaque e atualmente trata-se de uma valiosa influência na hora de viabilizar qualidade de vida de determinada região.


Do mesmo modo, são 'peças' fundamentais para a nossa sociedade os presidentes dos Conselhos Comunitários de Segurança, os CONSEGs, que tendem a receber questões voltadas mais à segurança. Na mesma linha dos líderes comunitários, eles se reúnem mensalmente para debater problemas que afetam a população. Acredito que ninguém faz nada sozinho. Por isso, é imprescindível melhorar os ambientes com a ajuda de quem vivencia cada momento e sabe exatamente das questões a serem solucionadas.


Obviamente que muitos dos eventos tradicionais que temos nesta época serão cancelados ou devem aderir a ferramentas digitais para evitar as aglomerações e com isso a disseminação do Coronavírus. Mas devemos seguir com a certeza de que no próximo aniversário da nossa cidade, tudo será diferente. Parabéns, São Paulo! Parabéns, cidadão! Vamos vencer essa fase!


Coronel Camilo é secretário-executivo da Polícia Militar. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

bottom of page