top of page
Buscar

São Luiz Campinas promove o simpósio “Uma nova rota para o Parkinson”

O Hospital e Maternidade São Luiz Campinas, maior unidade privada de saúde do interior paulista, realizará, em parceria com a Equipe NeuroSapiens®, Boston Scientific, Associação Campinas Parkinson e Colibri Associação Brasil Parkinson - Núcleo Piracicaba, seu primeiro simpósio “Uma nova rota para o Parkinson”.


Foto: Acervo Rede D'Or

O encontro acontecerá no próximo dia 13 de abril, sábado, das 9h30 às 12h, no auditório do São Luiz Campinas, localizado na Av. Andrade Neves, 863, região central da cidade.


Reunindo autoridades da medicina no tema, o evento, que faz alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson (11/4), será aberto ao público, mediante inscrição gratuita.


Para o Prof. Dr. Antônio de Salles, neurocirurgião da Rede D’Or, e um dos organizadores do evento, “a iniciativa visa trazer maior conscientização à região de Campinas, contribuindo assim para a desmistificação da doença. Iremos abordar de maneira descontraída e acessível aos pacientes e familiares sobre alternativas do tratamento clínico e cirúrgico, dor e alterações mentais que podem comprometer a qualidade de vida do paciente com Doença de Parkinson”, destaca.


A programação contará com a participação de diferentes especialistas.

“Outro diferencial será a possibilidade dos participantes socializarem com médicos, com a tecnologia envolvida no tratamento cirúrgico e com outros pacientes, em uma oportunidade única para troca de experiências e aprendizado”, complementa Dra. Alessandra Gorgulho, neurocirurgiã da Rede D’Or e uma das organizadoras do evento do São Luiz Campinas.

Inaugurado em maio de 2023, o hospital da Rede D’Or possui 47 mil metros quadrados de área construída, com serviços como pronto-socorro adulto, infantil, ginecológico e ortopédico, maternidade, centro cirúrgico, apartamentos para internação e ambulatórios. São mais de 50 especialidades disponíveis, entre elas neurologia e neurocirurgia com suas subespecialidades.


Líder global em tecnologia médica, a Boston Scientific do Brasil transforma vidas por meio de soluções médicas inovadoras que melhoram a saúde dos pacientes ao redor do mundo e reduzem o impacto financeiro de todo o sistema de saúde.


Para ampliar a conscientização e disseminar o conhecimento sobre a doença, a Boston Scientific lançou recentemente o site com informações sobre a condição clínica, o passo a passo da jornada do paciente e detalhes sobre o DBS, tratamento disponível no SUS e incluído no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde (ANS), com cobertura pelos planos de saúde. A plataforma disponibiliza atendimento por Whatsapp para esclarecimento de dúvidas e agendamento de consultas com médicos especialistas por geolocalização, auxiliando o paciente em toda a sua jornada.


Descrita pelo médico e cientista inglês James Parkinson em 1817, a doença que leva seu sobrenome é uma condição degenerativa que afeta 1% da população mundial acima dos 65 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. A enfermidade é a segunda condição neurodegenerativa mais prevalente, atrás somente do Alzheimer.


Os principais sintomas motores da Doença de Parkinson são rigidez, lentidão de movimentos, tremor e discinesia (movimentos involuntários).


Uma nova rota para o Parkinson

Onde: Auditório do Hospital São Luiz Campinas (Av. Andrade Neves, 863 - Centro)

Quando: 13 de abril, sábado, das 9h30 às 12h

Inscrições: clique aqui

Programação:

9h30 – Abertura

10h – Medicações e dor em Doença de Parkinson - Dr. Lauro Sideratos, neurologista clínico.

10h15 – Vantagens e riscos da cirurgia para a Doença de Parkinson - Dra. Alessandra Gorgulho, neurocirurgiã.

10h30 – A cirurgia e o pós-operatório - Dr. Antônio De Salles, neurocirurgião.

10h45 – Aspectos mentais da Doença de Parkinson - Dra. Maria Alice Ferragut, psiquiatra e radioncologista.

11h – Apresentação do Kit de Estimulação Cerebral Profunda – Equipe NeuroSapiens® e Boston Scientific.

11h15 – Perguntas e Respostas

11h30 – Encerramento

Comments


bottom of page