top of page
Buscar

São João Paulo traz os festejos juninos do Nordeste para a maior cidade do Brasil


Foto: Divulgação

São Paulo está ganhando um São João para chamar de seu. A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Turismo e de Cultura, em parceria com a empresa de promoção de eventos, Medow Entretenimento e Cultura; promove entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, o São João Paulo, evento que celebra a cultura nordestina com muita música, comidas típicas e uma decoração que remete às capitais do Nordeste brasileiro. Os milhares de nordestinos que vivem na maior cidade do Brasil, vão poder matar um pouco da saudade da terra natal, em um evento que vai reunir forró, cultura, gastronomia e tradição.


A estrutura do evento contará com um amplo espaço dedicado à cenografia, trazendo o clima da região diretamente para São Paulo. O espaço da Vila Junina terá 10 mil metros quadrados e contará com uma fogueira cenográfica, com 18 metros de altura, um coreto e 20 quiosques. Para homenagear cada região do Nordeste brasileiro, serão estruturadas vilas decoradas que remetem aos costumes, tradições, culinária e cultura dos nove Estados do Nordeste: Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Maranhão, Sergipe, Piauí, Alagoas, Bahia e Ceará.


Foto: Divulgação

“A cidade de São Paulo é capital nordestina do Brasil, que recebeu milhares de migrantes do Nordeste, desde o século passado até os dias atuais. O São João Paulo homenageia essa herança histórica deste povo que é parte da construção de São Paulo por meio de sua cultura que é reconhecida por compartilhar alegria com todo o País”, destaca o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho.


"São Paulo é a cidade da cultura de cada pedaço do Brasil, é a cidade que acolhe as mais diversas manifestações culturais, de todos os cantos, e para gente é uma honra fomentar a cultura nordestina aqui em São Paulo, trazendo um pouquinho da riqueza e da diversidade do Nordeste para o nosso São João Paulo", afirma a secretária Aline Torres.


O São João Paulo terá shows musicais com grandes nomes da música brasileira, sobretudo expoentes do ritmo que predomina nas festas juninas, que é o forró. A abertura terá a presença do cearense Tarcísio do Acordeon. Para o restante da semana, já estão confirmados, entre outros, nomes como dos pernambucanos Alceu Valença e Geraldo Azevedo; dos paraibanos Flávio José, Capilé e Roberta Miranda; do sergipano Mestrinho; do potiguar Dorgival Dantas; e dos baianos Solange Almeida e Léo Santana.


Nomes conhecidos do público do Sudeste como Michel Teló, Leonardo e o grupo Raça Negra, também estão confirmados na grade artística, que tem ainda, Pablo, Cézar & Paulinho, Léo e Júnior, Ceian Muniz, Thales Lessa, Mariana Aydar, Rastapé, Trio Virgulino, Rudã e Raphael, João Ormond e Ana Rafaela, Fernando e Fabiano, Barra da Saia, Paula Falcão e Trio Nordestino.


O local estará aberto para acesso do público, de segunda a quinta-feira, a partir das 12h e, de sexta a domingo, a partir das 11h. A programação musical começa às 14h, em três palcos, instalados em locais diferentes: Ginásio, Coreto e Vila Junina. A entrada é 100% gratuita, porém, para garantir o ingresso é necessário fazer a reserva por meio da plataforma Sympla.


A produção do São João Paulo é da Medow Entretenimento e Cultura, empresa com DNA totalmente paraibano, com quase 20 anos de experiência no ramo de montagem de estrutura para grandes eventos e que por 17 anos foi responsável pela estrutura d’O Maior São João do Mundo, em Campina Grande.


“O São João Paulo será a celebração da cultura nordestina na cidade com o maior número de nordestinos, fora do Nordeste. A ideia do evento é levar a alegria dos festejos juninos do Nordeste para os conterrâneos e para a população em geral”, ressalta o diretor da Medow Entretenimento e Cultura, empresário Jomário Souto.


Cultura e tradição


A ideia do São João Paulo surgiu com o objetivo de trazer para o Sudeste um pouco da cultura nordestina, sobretudo as festas de São João, que acontecem durante o mês de junho nos nove estados da região. “Muitos dos turistas que participam das festas juninas, são do Sudeste, especialmente do Estado e da cidade de São Paulo. Mas, nem todos têm a oportunidade de viajar para conhecer os eventos que são realizados em diversas cidades em todo o Nordeste. Por outro lado, temos muitos nordestinos vivendo em São Paulo e que sentem falta de sua cultura. A partir daí, tivemos a ideia de fazer uma grande festa junina em São Paulo”, explicou Jomário Souto.


Além da música, o São João Paulo será uma oportunidade para vivenciar experiências culturais dos nove Estados do Nordeste. Antes dos shows, quem visitar o Complexo Ibirapuera encontrará um espaço totalmente dedicado às manifestações culturais de cada Estado, tais como o Boi, do Maranhão e as quadrilhas juninas, da Paraíba. A cenografia do evento inclui, ainda, réplicas de alguns prédios históricos de São Paulo, a exemplo da Estação da Luz e do Mercado Municipal.


A rica culinária do Nordeste será outro atrativo do São João Paulo. Será possível degustar algumas delícias típicas das festas juninas, a exemplo de canjica, pamonha, a carne de sol e a macaxeira. Tudo isso em um ambiente rústico, que lembra as vilas do interior, onde as festas de São João se originaram.


São João Paulo

De 31/07 a 06/08

Entrada Gratuita

Endereço: Ginásio do Ibirapuera - Rua Manuel da Nóbrega, nº 1361 – Ibirapuera

Acesso ao local a partir das 14h

Site oficial: osaojoaopaulo.com.br

Ingressos: clique aqui


Confira a programação completa


Dia 31/7 – Segunda-feira

19h – Rastapé – Vila Junina

20h – Tarcísio do Acordeon – Ginásio

20h – Trio Flor de Mussambê – Coreto


Dia 01/08 – Terça-feira

18h - Trio Flor de Mussambê – Coreto

19h – Léo & Junior – Vila Junina

20h - Trio Flor de Mussambê – Coreto

20h – César & Paulinho – Ginásio


Dia 02/08 – Quarta-feira

18h – Trio Luarada brasileira – Coreto

19h – Ceia Muniz – Vila Junina

20h – Pablo – Ginásio

20h – Trio Luarada brasileira – Coreto


Dia 03/08 – Quinta-feira

18h – Trio Luarada brasileira – Coreto

19h – Trio Virgulino – Vila Junina

20h – Michel Teló – Ginásio

20h – Trio Luarada brasileira – Coreto


Dia 04/08 – Sexta-feira

17h – Rudã e Raphael – Vila Junina

18h – Trio Flor de Mussambê – Coreto

18h – Roberta Miranda – Ginásio

19h – Thales Lessa – Vila Junina

20h – Trio Luarada brasileira – Coreto

20h – Raça Negra – Ginásio


Dia 05/08 – Sábado

12h – Claudinei do Acordeon – Coreto

12h – Mestrinho/Mariana Aydar – Ginásio

14h- Trio Flor de Mussambê – Coreto

14h – Filhos da Bahia – Ginásio

15h – João Ormond e Ana Rafaela – Vila Junina

16h – Trio Luarada brasileira – Coreto

16h – Flávio José – Ginásio

17h – Fernando & Fabiano – Vila Junina

18h – Dorgival Dantas – Ginásio

18h – Claudinei do Acordeon – Coreto

19h – Barra da Saia – Vila Junina

20h – Trio Amizade – Coreto

20h – Solange Almeida – Ginásio


Dia 06/08 – Domingo

14h – Flor de Mussambê – Coreto

14h – Geraldo Azevedo – Ginásio

15h – Paula Falcão – Vila Junina

16h – Claudinei do Acordeon – Coreto

16h – Léo Santana – Ginásio

17h – Trio Nordestino – Vila Junina

18h – Alceu Valença – Ginásio

18h – Trio Amizade – Coreto

19h – Capilé – Vila Junina

20h – Leonardo – Ginásio

Abertura: Thiago Carvalho

20h – Claudinei do Acordeon – Coreto

Comments


bottom of page