Buscar
  • Redação JBA

Restaurante Sim Sobá, em São Paulo, lança novos pratos típicos da culinária sul-mato-grossense

O restaurante Sim Sobá, em São Paulo (SP), está lançando novidades típicas da culinária do Mato Grosso do Sul em seu cardápio, como a "Linguiça Pantaneira"

Divulgação

O restaurante Sim Sobá, localizado no bairro do Campo Belo, em São Paulo, e especializado em preparar o autêntico “Sobá à Moda de Campo Grande” na capital paulista, está lançando novidades típicas da culinária do Mato Grosso do Sul em seu cardápio. Uma delas é a “Linguiça Pantaneira”, elaborada pela chef Vanessa Carvalho com uma linguiça diferenciada que é muito comum no Mato Grosso Sul, mas não é encontrada na capital paulista. Para preparar o prato, a chef “importa” o ingrediente de um fornecedor sul-mato-grossense.


“É uma linguiça feita artesanalmente com carne bovina picada na ponta da faca, e não moída como costuma ser realizado nas demais linguiças. Ela também tem um tempero único, com laranja azeda e pimenta vermelha, que lhe confere um sabor todo especial”, explica Vanessa. O prato inclui, além da linguiça frita na própria gordura, mandioca cozida, vinagrete e farofa temperada. Custa R$ 58,00.


A “Linguiça Pantaneira” é uma receita que remete a chef diretamente às suas memórias afetivas de quando era criança, em Campo Grande (MS). “Ainda menina, para mim, linguiça era só essa. Era um prato muito presente no nosso dia a dia e nos churrascos com amigos e familiares. Já adulta, quando vim para São Paulo, descobri que existia aqui uma variedade de tipos de linguiça, mas não aquela que a gente conhecia lá”, comenta.


O prato típico já chegou a ser comercializado pela chef Vanessa, em 2019, quando ela participava do espaço Panela na Rua, localizado na Galeria Qualquer Coisa, na Praça Benedito Calixto, em São Paulo. E fazia sucesso. Agora, a pedidos dos clientes que consomem o seu Sobá, a “Linguiça Pantaneira” passa a ser uma nova opção do cardápio delivery da casa.


ARROZ CARRETEIRO PANTANEIRO

Outra novidade é o “Arroz Carreteiro Pantaneiro”, elaborado com carne seca serenada e salpicado de cebolinha, acompanhando mandioca cozida e vinagrete. “Carne seca serenada é salgada e seca durante a noite pendurada em um varal protegido por uma caixa telada”, lembra Vanessa. A carne é frita e depois refogada junto com o arroz e alho e finalizada com cebolinha picada. Custa R$ 32,00.


Esse é outro prato que faz parte da infância da chef. “Foi a primeira receita que aprendi a preparar, a partir dos meus seis anos, numa mini cozinha improvisada que eu brincava no quintal de casa. Com oito anos, já era minha tarefa preparar o ‘Arroz Carreteiro Pantaneiro’ que seria servido para a família toda”, explica. Sua professora era sua própria mãe e tias.


No Mato Grosso do Sul, quase tudo pode virar “Arroz Carreteiro Pantaneiro”, especialmente sobras de churrasco, como outros tipos de carnes e linguiças. “No dia a dia, as pessoas adaptam o prato para evitar desperdícios. Afinal, quando bem feito, é uma refeição quase completa, só faltando a mandioca cozida, item indispensável na mesa do sul-mato-grossense. Não comemos nenhum tipo de carne sem a mandioca”, acrescenta Vanessa Carvalho.


Restaurante Sim Sobá (só Delivery e Take Away) Rua Zacarias de Góes, 1770 (Campo Belo) Funcionamento: sextas-feiras, sábados e domingos, das 18h às 22h Fone/whatsapp: 98696-5212 www.simsoba.com.br www.facebook.com/simsoba Instagram: @simsoba


13 visualizações0 comentário