Por Vito Zanella
A Renault abriu a pré-venda do Kardian, SUV compacto, urbano, moderno e tecnológico. É o primeiro veículo do International Game Plan 2027, o plano estratégico da marca Renault para os mercados internacionais, apresentado em outubro passado, pelo CEO Fabrice Cambolive. O Kardian é também o primeiro veículo produzido no país que traz a nova identidade da Renault com o logotipo “Nouvel R” e a nova assinatura luminosa. O novo SUV tem preços sugeridos de R$ 112.790,00 a R$ 132.790,00 e está disponível na pré-venda em três versões de acabamento: Evolution, Techno e Première Edition. Todos com novo motor turbo TCe 1.0 de três cilindros, de 125 cv com 220 Nm de torque com etanol, combinado ao câmbio automático EDC (Efficient Dual Clutch). As marchas também podem ser trocadas manualmente usando as paletas do câmbio tipo borboleta, localizadas atrás do volante. Segundo a marca francesa, além da economia de combustível graças ao sistema Start&Stop, este novo conjunto mecânico oferece excelente reatividade, proporcionando prazer de dirigir no dia a dia, com consumo e emissões de CO 2 reduzidos.
Tudo é novo no Kardian por fora, por dentro e sob o capô. Com um comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,60 m de altura), o Kardian está posicionado no segmento B. Essas dimensões fazem dele o modelo ideal para um uso na cidade, enquanto as grandes rodas (17 polegadas), a distância entre eixos (2,60 metros) e seus respectivos ângulos de ataque e saída de 20° e 36° fazem dele um veículo versátil e adequado para todas as trajetórias. As características dos SUVs são identificadas nas barras de teto, no capô horizontal esculpido ou ainda no para-choque reforçado pelos protetores na parte inferior dos para-choques na cor cinza acetinado. Na traseira, o teto recurvado e o vidro traseiro inclinado conferem dinamismo à silhueta, enquanto os ombros mais marcados dão uma sensação ainda maior de robustez ao veículo. O volume do porta-malas Kardian é mais um dos pontos altos de suas especificidades, com 410 litros. O Kardian traz barras de teto funcionais e inteligentes: montadas no sentido longitudinal, elas podem ser transformadas em barras transversais. Essas barras suportam até 80 quilos de carga.
O interior do Kardian foi pensado para uma experiência a bordo que alia modernidade e tecnologia. O console mais alto confere um visual de SUV à cabine. Este console tem capacidade de 8 litros para o armazenamento de objetos, integrando um apoio de braço e quatro entradas USB (duas na frente e duas para os passageiros traseiros). Ele também oferece um espaço especialmente dedicado ao smartphone, com um sistema de recarga por indução. O Kardian é equipado com uma alavanca de marchas do tipo “e-shifter” (sem cabo mecânico), acionada por meio de um simples toque na manopla de comando. Outro elemento importante do design interno é o freio de estacionamento eletrônico. O Kardian também se diferencia pelo painel de instrumentos digital de 7 polegadas com design moderno e elegante. Um super diferencial do modelo é o sistema MULTI-SENSE. Com ele, o comportamento e o ambiente a bordo do veículo mudam de acordo com a vontade do condutor. O ambiente luminoso escolhido também é replicado na tela multimídia.
Segurança
O Kardian traz 13 dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS). São eles: Controle de velocidade adaptativa (ACC); Alerta de investigações frontais (FCW); Frenagem automática de emergência (AEB); Alerta de distância segura (DW); Alerta de ponto cego (BSW); Câmera multiview; Câmera de estacionamento traseira; Sensor de estacionamento traseiro; Sensor de estacionamento frontal; Sensor crepuscular; Controlador de velocidade; Limitador de velocidade e Assistente de partida em rampa (HSA). A segurança passiva também é destaque graças aos seis airbags: dois frontais (condutor e passageiro), dois laterais e dois do tipo cortina.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
Comments