Remédio para emagrecer recém aprovado nos Estados Unidos é novidade?
top of page
Buscar

Remédio para emagrecer recém aprovado nos Estados Unidos é novidade?

O Food and Drug Administration - FDA, órgão federal dos EUA) como a Anvisa, do Brasil, acaba de aprovar o uso de semaglutida para tratamento de obesidade. Na verdade, já é um medicamento conhecido aqui no Brasil. Criado para o controle do diabetes, tem ação no sistema nervoso central promovendo saciedade e no trato gastrointestinal causando retardo no esvaziamento gástrico. Então o que tem de diferente no Wegovy recém aprovado? Este será comercializado na dose até - 2,4 mg semanal, diferente do Ozempic que, já é aprovado para diabetes no Brasil e que a dose máxima é 1mg por semana.

Dra.Isabela de Mendonça Vaz Moraes

Os estudos clínicos mostraram perda de peso média acima de 15% com uso de da semaglutida na dose 2,4mg por semana, tornando-se o medicamento mais potente na história para obesidade. Sua aprovação foi uma grande evolução no tratamento da obesidade, que é uma doença crônica e muitas vezes precisa de tratamento medicamentoso. Nos Estados Unidos, mais de 100 milhões de adultos - cerca de 1 em cada 3 - são obesos. No Brasil, os últimos números mostram que cerca de 80 milhões de pessoas estão acima do peso, caracterizando um sério problema de saúde pública.


Assim como outras drogas para emagrecer, deve ser usado associado com exercícios físicos e uma dieta saudável. Vamos aguardar e torcer para que seja aprovado para uso no Brasil o mais breve possível.


Dra. Isabela de Mendonça Vaz Moraes é endocrinologista, graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUC Campinas e com especialização em Endocrinologia e Metabologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, título de especialista pela Sociedade de endocrinologia e metabologia- SBEM


bottom of page