Por Roberto Maia
O que já era esperado por todo no mundo do futebol aconteceu. Pela sétima vez, Lionel Messi foi eleito pela FIFA como o melhor jogador do planeta em 2022. A premiação veio ao final da cerimônia The Best realizada em Paris. O argentino disputava o troféu com Mbappé e Benzema. Porém, o desempenho e o título da copa do Mundo realizada no Catar certamente pesaram na decisão.
Durante o período de avaliação do The Best - agosto de 2021 a dezembro de 2022 -, Messi disputou 74 jogos pelo PSG, marcou 45 gols e conquistou o Campeonato Francês 2021/22. Na Copa do Mundo marcou sete gols, sendo dois na decisão contra a França.
Com a sétima conquista, Messi lidera o The Best. Na sequência estão Cristiano Ronaldo com cinco, Ronaldo Fenômeno e Zidane com três cada.
Durante a cerimônia que premiou Messi, a FIFA prestou homenagem ao Rei Pelé, falecido em 29 de dezembro de 2022 aos 82 anos. Um vídeo foi apresentado com alguns dos melhores momentos da carreira de Pelé. Em seguida, coube a Ronaldo Fenômeno e Jairzinho falarem sobre a trajetória do maior jogador de futebol de todos os tempos.
A viúva do Rei, Márcia Aoki, também recebeu um troféu especial da FIFA entregue por Ronaldo. A FIFA tinha essa dívida com Pelé. Afinal o melhor do mundo nunca recebeu o prêmio The Best, que foi criado em 1991, vem depois do final de carreira do brasileiro.
A revista France Football, que também premia anualmente o melhor jogador de futebol do mundo com a Bola de Ouro já havia corrigido o erro histórico. Pelé também nunca recebeu o troféu que era dedicado apenas a atletas que jogavam na Europa. E Pelé construiu sua carreira vitoriosa jogando no Santos e no Cosmos de Nova York.
Assim, a France Football reconheceu, em 2014, os feitos de Pelé no cenário mundial e lhe concedeu sete bolas de ouro – retroativamente aos anos de 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1965 e 1970.
Messi também tem sete bolas de ouro. Por ainda estar em atividade o craque argentino é o único em condições de superar a marca alcançada pelo Rei Pelé.
Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.
Comments