Buscar

Redes sociais e seu impacto na saúde física e mental

Atualizado: Jul 29

Por Aline Tenório


Cem horas por mês ou três horas e trinta e quatro minutos por dia. Essa é a média de tempo que os brasileiros gastam nas redes sociais, conquistando o 2º lugar no ranking mundial (GlobalWebIndex, 2019). Se, por um lado, o bom uso das redes traz benefícios incalculáveis, o mau uso pode afetar a saúde física e mental.


Dois pontos-chave constituem a linha tênue entre o uso saudável e o não saudável: o tempo e a atitude comportamental. Estudos indicam que limitar o uso das redes sociais a 30 minutos diários reduz a ansiedade e o sentimento de insatisfação com a própria vida (Hunt e Lipson, 2018). Isso porque nossa mente constantemente analisa os acontecimentos das pessoas que nos cercam para formar um modelo da realidade. Como as redes são uma vitrine dos melhores momentos de cada um, inconscientemente passamos a concluir que a proporção de sucessos versus desafios é muito maior do que a real, levando-nos a subestimar os nossos próprios esforços e potenciais.


Imagem: Freepik

Experimente usar as redes em diferentes horas do dia e por tempos variados e observe como se sente após cada sessão. Pergunte também a si mesmo o que busca ao navegá-las: distração, conhecer novas pessoas, ou aprovação e afeto? É fato que as redes sociais nos aproximam de quem está longe, mas podem nos distanciar de quem está perto. Indivíduos que passam muitas horas nas redes sociais normalmente se sentem mais sozinhos e deprimidos, já que o contato virtual não supre todas as nossas necessidades afetivas. Uma dica é reorganizar sua rotina e substituir parte do tempo nas redes por atividades que proporcionem a convivência real com outras pessoas.


Por último, lembre-se que as redes sociais são ferramentas a serviço de sua vida social, e não o contrário. Perder a essência de um momento na busca do melhor ângulo da foto ou na checagem constante de novas mensagens, são sinais de inversão nessa relação. Exercite o autoconhecimento enquanto navega e usufrua do melhor que as redes têm a lhe oferecer.



Aline Tenório é nutricionista e especialista em Biofísica Quântica Aplicada à Saúde.

15 visualizações

Receba nossas atualizações

Siga nossas redes

  • Facebook - Círculo Branco

Copyright ©2020. Todos os Direitos Reservados 

Desenvolvido pela Redação do Grupo JBA

São Paulo - Brasil

joba@greco.com.br