Professor do Colégio Octagon faz sucesso ao ensinar mercado financeiro em forma de rap
top of page
Buscar

Professor do Colégio Octagon faz sucesso ao ensinar mercado financeiro em forma de rap

A música é um excelente método de ensino de várias matérias, mas mercado financeiro? Sim, isso é possível e o professor Ronaldo Côrtes provou isso. Seus vídeos estão fazendo sucesso e explicam, de um jeito bem diferente os conceitos do mercado financeiro.

Professor Ronaldo Côrtes (divulgação)

Côrtes é formado em Administração de Empresas pela FECAP, com certificado CPA-20 pela Anbima, e atua hoje como docente ministrando conteúdos de Educação Financeira para Jovens de 14 a 17 anos no conceituado Colégio Octagon, no bairro de Moema.


Após optar pela carreira do magistério, Côrtes fundou o projeto Rap Financeiro onde transmite conhecimento sobre o mercado de forma descontraída por meio do rap. Em dois meses, Ronaldo conseguiu chamar atenção de grandes nomes do mercado como Tiago Reis, Thiago Nigro, e Econoweek, canal de economia da Uol.


Na entrevista concedida ao Econoweek, Côrtes conta que deixou o mercado financeiro, onde trabalhou por algum tempo, para se dedicar ao ensino. “Trabalhei com Fundos de Investimento, só que acordava às 5h e saia do banco às 21h. Eu desejei aquilo e foi uma grande experiência, mas resolvi ficar mais tempo com minha família e cuidar da saúde”, explica.


Ao colocar seus desejos na balança, Ronaldo resolveu mudar de profissão e aceitou o convite para ser professor do Colégio Octagon.


“Hoje não me arrependo de nada. Sou realizado e adoro os alunos. Foi um risco que me trouxe muita alegria. E se não fosse essa decisão, não teria nascido o Rap Financeiro.


É possível conferir o jeito descontraído de explicar os termos estranhos do mercado financeiro com a letra do rap Renda Fixa x Renda Variável, por exemplo: "Investimento, eu trago sempre envolvendo com batida. E quando for investir, tem mais de uma alternativa. De um lado é variável e do outro tem renda fixa. Uma tende a oscilar e a outra predefinida.


Já o Spread Bancário é explicado da seguinte forma: "Eu trago mais um assunto bom que sempre é muito falado. É um termo bem famoso usado em todo mercado, Muito simples e muita gente está deixando complicado. Então vamos falar hoje sobre spread bancário. São duas pontas ligadas. O banco é intermediário. De um lado o deficitário, Do outro superavitário. Deficitário é quem quer dinheiro emprestado, E o superavitário quem tem para ser aplicado..."


Para seguir Ronaldo Côrtes no Instagram é só procurar por @rapfinanceiro e, com isso, além da música, vai aprender muito do mercado financeiro e de economia.



bottom of page