Buscar

Professor do Colégio Octagon faz sucesso ao ensinar mercado financeiro em forma de rap

Atualizado: Out 12

A música é um excelente método de ensino de várias matérias, mas mercado financeiro? Sim, isso é possível e o professor Ronaldo Côrtes provou isso. Seus vídeos estão fazendo sucesso e explicam, de um jeito bem diferente os conceitos do mercado financeiro.

Professor Ronaldo Côrtes (divulgação)

Côrtes é formado em Administração de Empresas pela FECAP, com certificado CPA-20 pela Anbima, e atua hoje como docente ministrando conteúdos de Educação Financeira para Jovens de 14 a 17 anos no conceituado Colégio Octagon, no bairro de Moema.


Após optar pela carreira do magistério, Côrtes fundou o projeto Rap Financeiro onde transmite conhecimento sobre o mercado de forma descontraída por meio do rap. Em dois meses, Ronaldo conseguiu chamar atenção de grandes nomes do mercado como Tiago Reis, Thiago Nigro, e Econoweek, canal de economia da Uol.


Na entrevista concedida ao Econoweek, Côrtes conta que deixou o mercado financeiro, onde trabalhou por algum tempo, para se dedicar ao ensino. “Trabalhei com Fundos de Investimento, só que acordava às 5h e saia do banco às 21h. Eu desejei aquilo e foi uma grande experiência, mas resolvi ficar mais tempo com minha família e cuidar da saúde”, explica.


Ao colocar seus desejos na balança, Ronaldo resolveu mudar de profissão e aceitou o convite para ser professor do Colégio Octagon.


“Hoje não me arrependo de nada. Sou realizado e adoro os alunos. Foi um risco que me trouxe muita alegria. E se não fosse essa decisão, não teria nascido o Rap Financeiro.


É possível conferir o jeito descontraído de explicar os termos estranhos do mercado financeiro com a letra do rap Renda Fixa x Renda Variável, por exemplo: "Investimento, eu trago sempre envolvendo com batida. E quando for investir, tem mais de uma alternativa. De um lado é variável e do outro tem renda fixa. Uma tende a oscilar e a outra predefinida.


Já o Spread Bancário é explicado da seguinte forma: "Eu trago mais um assunto bom que sempre é muito falado. É um termo bem famoso usado em todo mercado, Muito simples e muita gente está deixando complicado. Então vamos falar hoje sobre spread bancário. São duas pontas ligadas. O banco é intermediário. De um lado o deficitário, Do outro superavitário. Deficitário é quem quer dinheiro emprestado, E o superavitário quem tem para ser aplicado..."


Para seguir Ronaldo Côrtes no Instagram é só procurar por @rapfinanceiro e, com isso, além da música, vai aprender muito do mercado financeiro e de economia.



22 visualizações

Receba nossas atualizações

Siga nossas redes

  • Facebook - Círculo Branco

Copyright ©2020. Todos os Direitos Reservados 

Desenvolvido pela Redação do Grupo JBA

São Paulo - Brasil

joba@greco.com.br