top of page
Buscar

Produções recentes do cinema brasileiro estão em destaque no Cinusp

A programação gratuita contempla filmes lançados há poucos meses e pré-estreias

O Cinema da USP (Cinusp) apresenta, até 30 de abril, a 11ª edição da mostra Novíssimo Cinema Brasileiro. A seleção, feita a partir de uma extensa pesquisa, contempla filmes nacionais que estrearam entre 2021 e 2023.


“Medida Provisória”, que marca a estreia de Lázaro Ramos na direção, trata o racismo no Brasil de forma didática, com negros sendo deportados com a desculpa de “reparação histórica”.


Escolhido como representante brasileiro no Oscar desse ano, “Marte Um”, de Gabriel Martins, conta a história de uma família negra da periferia de Contagem, em Minas Gerais, que procura manter seus sonhos em um país que acaba de eleger um presidente de extrema-direita.


“Mato Seco em Chamas”, de Adirley Queirós e Joana Pimenta, mistura ficção com realidade, a partir da intervenção inesperada de eventos da vida real em alguns momentos do filme com a atuação de ex-presidiárias. O grupo de mulheres trabalha no desvio e refinamento clandestinos de petróleo na comunidade Sol Nascente, em Ceilândia, no Distrito Federal.


O documentário “Amigo Secreto”, da diretora Maria Augusta Ramos, revela os desdobramentos da Operação Lava Jato após a entrada do ex-juiz Sérgio Moro no governo Bolsonaro.


E “Turma da Mônica: Lições”, da Maurício de Sousa Produções, explora o amadurecimento dos personagens, com foco em questões e desenvolvimentos individuais.


A programação diária completa pode ser conferida em www.usp.br/cinusp/.


As sessões, gratuitas e abertas ao público em geral. Rua Maria Antônia, 258 e 294.

留言


bottom of page