top of page
Buscar

Procure não socializar seus problemas

Por Cesar Romão


Que atire a primeira pedra a pessoa que não tiver problemas, viver é a arte de solucionar problemas, aprender com eles e até sofrer por eles. Em um contexto tão complicado nos dias de hoje, parece até que problemas são a grande matéria-prima para se viver. Eles vêm e vão, mas sempre estão por perto.


Muita gente não consegue resolver seus problemas pelo simples fato de falarem demais sobre eles em seu meio de convívio. Tem gente que olha para uma determinada pessoa e logo foge dela, pois sabe que lá vem alguém que vai falar de seus problemas. Quem fala muito de seus problemas, assusta as soluções, pois até soluções picam a mula e apagam o rastro, quando se fala demais de problemas.


Ao invés de socializar seus problemas, comece a consultar pessoas, solicitar opiniões de procedimento, agir como se estivesse querendo aprender sobre algo, não querendo solucionar algo. Quando se muda o foco, soluções se aproximam e uma sempre termina por funcionar. Muitas vezes a única coisa que muita gente sabe sobre seus problemas, é que eles são problemas. Algo que hoje não está bem, nem sempre começou hoje, na maioria dos casos é um reflexo de um fato que, no passado, era semente e hoje os ganhos caem em sua cabeça.


Fale sobre seus problemas apenas com pessoas intimas e de confiança, quando pensar em falar sobre eles, inverta o jogo, faça perguntas para outras pessoas como elas resolveriam certas adversidades e se elas têm conhecimento de como outras pessoas conseguiram superar estas adversidades. Diante das respostas, você vai poder aprender mais sobre soluções e não sobre problemas talvez até encontre pessoas com adversidades tão superiores às suas a ponto de conscientizar-se que seu problema não é tão grave como imaginava.





Cesar Romão é palestrante e escritor de best-sellers.



Comments


bottom of page