top of page

Prefeitura promove 4ª edição da Semana Animal SP com programação ampliada e serviços para pets e população

Vacinação, identificação por microchip, adoção, palestras e atividades interativas movimentam evento entre 28 de setembro e 04 de outubro


ree

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) e Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), realiza, entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro, a 4ª edição da Semana Animal SP, com programação ampliada e diversos serviços gratuitos para os animais domésticos e, desta vez, também para a saúde da população.


O evento, que ocorre de forma simultânea em todo o município, também celebra o Dia Mundial Contra a Raiva (28 de setembro), o Dia Internacional do Morcego (1º de outubro) e o Dia Mundial dos Animais (4 de outubro).


Além de vacinação antirrábica, haverá emissão do Registro Geral do Animal (RGA), identificação por microchip e emissão de termo de castração. Todas as Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) estarão com horário de atendimento ampliado.


Para estimular o engajamento, quem participar do evento no complexo Cosap/DVZ nos dias 28/09 e 04/10, receberá na entrada o “Passaporte Animal”, a ser carimbado, atestando a participação do munícipe em cada serviço ou atividade realizada nas diferentes tendas e pontos de atendimento. Ao término do percurso, o munícipe que completar todo o passaporte, receberá o certificado “tutor responsável”.


Programação educativa e interativa


Entre as novidades da programação, está prevista a “Trilha do Saber”, uma atividade que expõe diversas situações propensas à proliferação do mosquito Aedes aegypti, orientando o público sobre como identificar e eliminar esses focos prevenindo doenças.


Outra novidade desta edição é a vertente acadêmica. Além de serviços e atrações, a Semana Animal pretende incluir no calendário da cidade, também a discussão de conteúdos relevantes para profissionais da área da Saúde. As palestras, que ocorrem de forma presencial, terão dois eixos como temas centrais: Vigilância em Saúde e Saúde Única.


Vacinação humana: mais proteção para a população


Nesta edição, também estará disponível vacinação para os tutores ou visitantes no domingo (28) e sábado (4), disponibilizando vacinas contra febre amarela e SCR (sarampo, caxumba e rubéola), reforçando o compromisso com a saúde integrada da população.


Serviços gratuitos para os animais


Durante toda a semana, os munícipes poderão acessar nos postos fixos e volantes, em funcionamento com horários ampliados:

• Vacinação antirrábica para cães e gatos;

• Emissão do RGA;

• Implantação de microchip em animais a partir de três meses;

• Emissão de termo para castração.


Adicionalmente, no complexo Cosap/DVZ, em Santana, será oferecido aos munícipes:

• Espaço “A Vida Secreta dos Morcegos” – experiência imersiva para conhecer a biologia e importância desses animais;

• “Muito além do mel” – espaço temático que traz o universo das abelhas e sua preservação;

• “Que Bicho é Esse?” – exposição de animais peçonhentos e informações sobre prevenção de acidentes;

• “Desmistificando as zoonoses” – estação de esclarecimentos sobre doenças transmitidas por animais;

• Espaço Kids com atividades educativas sobre guarda responsável;

• “Todos Contra a Dengue” – área para demonstração das ações e estratégias do município de São Paulo para o combate ao mosquito;

• Adoção de cães, gatos e animais de fazenda;

• Benção aos animais dos visitantes e missa de encerramento, dia 04/10 (Dia Mundial dos Animais).


Semana Animal SP 2025

Data: 28 de setembro a 4 de outubro

Horário: das 9h às 17h

Local principal: Rua Santa Eulália, 86 - Santana

Horários e endereços dos postos de atendimento disponíveis no site: link aqui


Para utilização dos serviços de emissão do Registro Geral do Animal (RGA), identificação por microchip e emissão de termo de castração, os munícipes devem residir na capital e apresentar documento de identidade (RG e CPF), comprovante de residência recente, foto do animal (para o RGA).


Já para a adoção dos animais é necessário apresentar a documentação do tutor (RG e CPF), além de comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e o pagamento de taxa pública de R$ 34,20. É preciso ainda levar coleira e guia no caso dos cães, ou caixa de transporte no caso de gatos.

Comentários


bottom of page