Simulações apontam que a menor média da temperatura mínima na cidade, em torno dos 3°C, pode ser registrada na madrugada da sexta-feira (30)
Com a previsão de mais uma frente fria que, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), deve continuar a provocar novos recordes de baixa temperatura na cidade, o prefeito Ricardo Nunes determinou a criação de uma força-tarefa para reforçar o acolhimento que já vem sendo feito à população em situação de rua. No dia 28 de julho foram montadas cinco tendas em pontos estratégicos, para distribuição de sopa, cobertores, agasalhos e kits de higiene em diferentes regiões da cidade.
No início da semana, o prefeito Ricardo Nunes falou sobre a preocupação com o tema. “Hoje, uma das nossas grandes prioridades é a pessoa em situação de rua. Nesta semana, quando o CGE informou que possivelmente teremos uma frente fria intensa na cidade a partir de quarta-feira, nosso grupo de trabalho formado pelas equipes da Assistência Social, Direitos Humanos, Subprefeituras, Saúde e Esportes, ampliou os locais de acolhimento das pessoas, pelo menos para a pernoite”, afirmou.
Os pontos escolhidos foram a Praça da Sé (região Central), Praça Princesa Isabel (Luz), Largo da Concórdia(Mooca), Praça Salim Farah Maluf (Santo Amaro) e Praça Miguel Dell’erba (Lapa). A previsão é a de fornecer 5 mil pratos de sopa por noite nessas tendas, além da distribuição de 3,2 toneladas de agasalhos e cobertores oferecidos numa parceria entre a Prefeitura e a Cruz Vermelha, e kits de higiene. Essa ação conta com a participação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDHC), Defesa Civil e Guarda Civil Metropolitana (GCM).
Equipes do Programa Consultório na Rua, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, farão visitas à essas tendas de acolhimento emergencial para eventuais atendimentos médicos a quem estiver necessitando. Também serão disponibilizados ônibus para transportar as pessoas que desejarem ser acolhidas e pernoitar nos centros oferecidos pela Prefeitura.
Ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) está acrescentou, desde quarta-feira (28), mais 817 vagas para abrigar a população em situação de rua, que se somam às 340 já disponíveis dentro da Operação Baixas Temperaturas.
As novas vagas estão assim distribuídas:
100 vagas mistas no Centro de Acolhida Guaianases,
120 vagas para idosos no Centro de Acolhida Especial Belém,
60 vagas no Centro de Acolhida Campo Limpo,
60 vagas no Núcleo de Convivência Chá dos Padres (centro),
32 vagas para famílias no Centro de Acolhida Especial instalado no Hotel Natal (centro),
75 vagas para famílias no Hotel Rivoli (centro),
80 vagas para famílias no Hotel Downtown (centro)
50 vagas para idosos no Hotel Nobilis (centro).
Além disso, há ainda 100 vagas a mais no Centro Esportivo Pelezão (Lapa) e outras 140 vagas em vários centros já existentes espalhados pela cidade.
Como solicitar atendimento?
A população pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 (ligação gratuita, opções 0 + 3), que funciona 24 horas por dia. A solicitação pode ser anônima, e é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado), citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.
Comments