top of page
Buscar

Prefeitura monta estrutura emergencial para reforçar acolhimento à população nas noites mais frias

Simulações apontam que a menor média da temperatura mínima na cidade, em torno dos 3°C, pode ser registrada na madrugada da sexta-feira (30)

Imagem: Wagner Origines/SMADS

Com a previsão de mais uma frente fria que, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), deve continuar a provocar novos recordes de baixa temperatura na cidade, o prefeito Ricardo Nunes determinou a criação de uma força-tarefa para reforçar o acolhimento que já vem sendo feito à população em situação de rua. No dia 28 de julho foram montadas cinco tendas em pontos estratégicos, para distribuição de sopa, cobertores, agasalhos e kits de higiene em diferentes regiões da cidade.

No início da semana, o prefeito Ricardo Nunes falou sobre a preocupação com o tema. “Hoje, uma das nossas grandes prioridades é a pessoa em situação de rua. Nesta semana, quando o CGE informou que possivelmente teremos uma frente fria intensa na cidade a partir de quarta-feira, nosso grupo de trabalho formado pelas equipes da Assistência Social, Direitos Humanos, Subprefeituras, Saúde e Esportes, ampliou os locais de acolhimento das pessoas, pelo menos para a pernoite”, afirmou.


Os pontos escolhidos foram a Praça da Sé (região Central), Praça Princesa Isabel (Luz), Largo da Concórdia(Mooca), Praça Salim Farah Maluf (Santo Amaro) e Praça Miguel Dell’erba (Lapa). A previsão é a de fornecer 5 mil pratos de sopa por noite nessas tendas, além da distribuição de 3,2 toneladas de agasalhos e cobertores oferecidos numa parceria entre a Prefeitura e a Cruz Vermelha, e kits de higiene. Essa ação conta com a participação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDHC), Defesa Civil e Guarda Civil Metropolitana (GCM).


Equipes do Programa Consultório na Rua, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, farão visitas à essas tendas de acolhimento emergencial para eventuais atendimentos médicos a quem estiver necessitando. Também serão disponibilizados ônibus para transportar as pessoas que desejarem ser acolhidas e pernoitar nos centros oferecidos pela Prefeitura.


Ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) está acrescentou, desde quarta-feira (28), mais 817 vagas para abrigar a população em situação de rua, que se somam às 340 já disponíveis dentro da Operação Baixas Temperaturas.


As novas vagas estão assim distribuídas:

  • 100 vagas mistas no Centro de Acolhida Guaianases,

  • 120 vagas para idosos no Centro de Acolhida Especial Belém,

  • 60 vagas no Centro de Acolhida Campo Limpo,

  • 60 vagas no Núcleo de Convivência Chá dos Padres (centro),

  • 32 vagas para famílias no Centro de Acolhida Especial instalado no Hotel Natal (centro),

  • 75 vagas para famílias no Hotel Rivoli (centro),

  • 80 vagas para famílias no Hotel Downtown (centro)

  • 50 vagas para idosos no Hotel Nobilis (centro).

Além disso, há ainda 100 vagas a mais no Centro Esportivo Pelezão (Lapa) e outras 140 vagas em vários centros já existentes espalhados pela cidade.

Como solicitar atendimento?

A população pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 (ligação gratuita, opções 0 + 3), que funciona 24 horas por dia. A solicitação pode ser anônima, e é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado), citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

Comments


bottom of page