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  • Redação JBA

Prefeitura e Metrô assinam parceria para exibir imagens de pessoas desaparecidas na TV Minuto

Monitores dentro dos vagões do metrô trarão alertas com as informações e os contatos do serviço de localização de desaparecidos do município

Imagem: Divulgação

Desde o dia 15 de fevereiro, os passageiros do Metrô poderão ver nas telas da TV Minuto, instaladas dentro dos vagões, vídeos com imagens de pessoas desaparecidas na cidade de São Paulo. Os alertas destacam fotos, nomes e o telefone do serviço municipal de localização. A iniciativa é uma parceria inédita da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) com o Metrô para aumentar o número de localizações de pessoas na cidade de São Paulo. Somente no ano passado o serviço municipal chegou a encontrar 579 pessoas.


A divulgação de retratos de desaparecidos é uma ferramenta importante para a localização. Durante muito tempo, fotos de pessoas desaparecidas foram impressas nas caixas de leite, em países como os Estados Unidos. “A exibição dos alertas aumenta a chance de algum passageiro reconhecer uma pessoa desaparecida e prestar informações importantes para a localização”, afirma o diretor da Divisão de Desaparecidos da SMDHC, Darko Hunter Vieira.


O convênio tem duração de 180 dias para a realização de ações conjuntas com o Metrô nas redes sociais e na TV Minuto. Esta cooperação não envolve transferência de recursos financeiros; os custos farão parte dos orçamentos de cada instituição. Nas primeiras semanas a TV Minuto exibirá um vídeo de apresentação de 30 segundos e, na sequência, entram os alertas com as fotos e orientações para entrar em contato.


A TV Minuto tem uma programação com informações de interesse público, campanhas e entretenimento aos passageiros do serviço. Serão divulgados todos os dias pelo menos três imagens e descrições de pessoas desaparecidas nos trens que circulam pelas 55 estações das linhas Azul, Verde e Vermelha do Metrô. As imagens fazem parte do banco de dados da Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos, da SMDHC.


“Sabemos do drama que é ter um parente desaparecido. Por isso, nessa parceria com o Metrô, vamos ter a oportunidade de alcançar até quatro milhões de pessoas por dia que passam por esse fundamental meio de transporte e, assim, esperamos proporcionar maiores chances de reencontros”, afirma a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto.


O que fazer em caso de desaparecimento de familiar

Na cidade de São Paulo, a Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos está pronta para ajudar, desde o momento em que a família perde o contato com a pessoa desaparecida. “O tempo é um fator importante para a resolução dos casos. Quanto antes procurar ajuda, maiores são as chances de reencontro, especialmente quando se trata de desaparecimento forçado ou involuntário.”, revela o coordenador Darko Hunter, que trabalha há 14 anos na localização de pessoas e acabou incorporando o apelido que quer dizer caçador em inglês.


De acordo com ele, a família precisa primeiro tentar esgotar todos os meios de contato possíveis, assim que notar alguma anormalidade no padrão de rotina da pessoa e, se ela não estiver onde deveria sem deixar aviso, deve ser registrado um Boletim de Ocorrência imediatamente, na delegacia mais próxima ou pela internet http://www.ssp.sp.gov.br/nbo. Não há necessidade de esperar 24 horas.


Após a abertura do BO, ainda na internet, deve ser preenchido o formulário para registro de dados da pessoa desaparecida, no endereço eletrônico: https://form.jotformz.com/43205675793664. A partir daí, a divisão entra em cena iniciando uma busca pela rede de informações que conecta vários serviços municipais.


A Divisão de Localização Familiar atende pelo whatsapp (11) 97549-9700, ou e-mail: desaparecidos@prefeitura.sp.br. Também há um Posto Avançado no centro de São Paulo.

Os vídeos também serão exibidos em nossas redes socais e disponibilizados para os veículos de imprensa interessados.

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

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