Por Coronel Camilo
Para auxiliar nas buscas de desaparecidos em Petrópolis, uma equipe de policiais militares bombeiros com o helicóptero Águia, do Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM), foi enviada ao Rio de Janeiro. Isso aconteceu depois de contato entre os governadores dos dois Estados. Com o Águia, que também está sendo utilizado nas ações, foram, além do piloto e copiloto, dois bombeiros e dois cães farejadores, treinados especificamente para localização de pessoas desaparecidas. Também seguiu por terra mais uma viatura com mais dois bombeiros para auxiliar.
Assim que chegaram, os cães farejadores iniciaram os trabalhos na cidade de Petrópolis. As cadelas Cléo e Hope, duas pastoras belgas com idade entre 5 e 6 anos, assim como seus respectivos adestradores, já atuaram em outras situações de emergência como a tragédia de Brumadinho em Minas Gerais e os recentes episódios de soterramento em Franco da Rocha na grande São Paulo. Novas equipes poderão ser enviadas, caso seja necessário.
A cadela Cléo, pastora belga de Malinois, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, mostrou interesse num ponto específico do terreno, indicando que alguém poderia estar ali. Foi por volta das 17 horas, de 19 de fevereiro e a chuva havia feito uma trégua. As equipes começaram a procurar entre os escombros e, infelizmente, localizaram os corpos de duas crianças. Mais uma grande ação da equipe que está colaborando nas buscas naquele estado.
O trabalho dos cães farejadores é de fundamental ajuda. No dia 21 de fevereiro, novamente com ajuda das cadelas Hope e Cléo, em conjunto com equipes do Distrito Federal, foi localizado mais um corpo entre os escombros. Fato que também aconteceu em 22 de fevereiro, quando a cadela Hope localizou outro corpo. Infelizmente, a cada dia que passa, se torna mais remota a possibilidade de encontrar alguém com vida. É um trabalho demorado, difícil e desgastante. Contudo, é necessário para dar um pouco de alívio aos familiares, que podem prestar as últimas homenagens e se despedir dos seus entes queridos.
São Paulo sempre auxiliou outros estados em momentos de necessidade. Na própria cidade de Petrópolis, em 2011, quando eu comandava a Polícia Militar de São Paulo, houve uma grande tragédia no mesmo local, ocasião em que morreram mais de 900 pessoas. Enviamos dois helicópteros Águias e bombeiros para auxiliar no resgate das pessoas e no encontro de desaparecidos. Da mesma forma, recentemente, no sul da Bahia, enviamos uma força-tarefa para auxiliar as vítimas das chuvas que atingiram o estado.
A Polícia Militar de São Paulo em mais uma nobre e difícil missão, auxiliando por meio do seu Corpo de Bombeiros e dos Águias. Em São Paulo realizam mais de 500 mil atendimentos e salvam mais de 200 mil pessoas por ano. Parabéns, vocês são orgulho de São Paulo.
Coronel Camilo é secretário-executivo da Polícia Militar. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Comments