PM participa das ações de combate ao Coronavírus
top of page
Buscar

PM participa das ações de combate ao Coronavírus

Por Coronel Camilo


Os dias quentes têm levado famílias inteiras para praias da Baixada Santista e Litoral Norte. Em tempos de pandemia, com a quarentena estabelecida, devemos evitar as viagens especialmente com aglomerações - como temos acompanhado nos últimos finais de semana. Estradas lotadas tanto para praias como para municípios do Interior.

Nessa linha, desde que o Coronavírus começou a circular e ganhou força, policiais militares têm trabalhado em diversas cidades do litoral paulista para prestar apoio. Neste feriado de 7 de Setembro, houve uma operação especial para reforçar o policiamento em auxílio aos agentes municipais na fiscalização de comércios e uso de máscaras de proteção contra o vírus: a Operação Independência do Brasil 2020.  

Ao todo, 400 PMs estiveram na operação com o Regime da Cavalaria, Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas, a Rocam, e helicópteros Águia. Isso somente no litoral. A boa notícia é que muita gente entendeu e atendeu as orientações da polícia e dos agentes que já trabalham nas  cidades.

Nas praias, a Cavalaria patrulhou calçadões à beira mar e chamou a atenção das crianças, que chegaram a parar com seus pais para agradar e tirar fotos com os cavalos. Precisamos ser mais conscientes neste período tão crítico na área da saúde. Proteger nossos filhos, idosos e a todos que nos cercam é importante e isso deve ser mantido.

Infelizmente, ainda há casos em que as pessoas desrespeitam as regras, não usam máscaras e insistem em permanecer em locais com grande aglomeração. Diante disso, a PM continuará prestando apoio nessa prevenção e conta com a colaboração de todos nessa jornada.

A Operação Independência no Estado foi desencadeada no último dia 4 com término no dia 7, segunda-feira. O efetivo empregado em todo Estado de São Paulo - praia e Interior - foi de 32.347 policiais e 32.346 viaturas. Ainda nesse período, houve 16 vítimas fatais por afogamento. 

Em dos casos de afogamento, na Baixada Santista, um policial da reserva ajudou uma criança que estava no mar e acabou morrendo. Trata-se do Sargento Mantovani que estava com a família e diante da cena resolveu ajudar a menina em perigo. Ele tinha 60 anos e trabalho na Corporação durante 30 anos. Cumpriu a missão de proteger vidas.


Coronel Camilo é secretário-executivo da Polícia Militar. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

bottom of page