top of page

Pensando em morar nos EUA, Itália ou Portugal? Más notícias!

Por Paulo Panayotis


Sim, está cada dia mais difícil morar fora do Brasil. Não bastasse o dólar e o euro nas alturas, as novas legislações aprovadas nos EUA, Itália e Portugal dificultam ainda mais as coisas. Reserva de mercado de trabalho? Xenofobia (medo dos estrangeiros)? Direita avançando pelo mundo? Sim, tudo isso junto e misturado. Especialmente após a reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos, a posse da Premier Giorgia Meloni na Itália e da recente vitória da direita em Portugal, tudo, literalmente tudo está cada dia mais difícil para os estrangeiros, ou como se diria em grego, para os “xenos” !

Washington, capital politica dos EUA
Washington, capital politica dos EUA

Estados Unidos


Bem, por lá milhares de estrangeiros que trabalham e pagam impostos estão sendo deportados. A maioria nao tem visto de permanência, trabalho ou que vive de forma irregular ou está aguardando a regularização de sua situação. Se isso é certo ou errado, pouco importa nesta altura do campeonato. O fato que a nova “velha” política de Donald Trump é impiedosa com quem tem família, filhos ou está estudando por lá nas está irregular. As mais renomadas faculdades americanas, como Harvard, estão em luta judicial com o presidente norte americano que pressiona como nunca para que os estudantes estrangeiros sejam “impedidos” de continuar seus estudos sobe a argumentação de que “eles roubam o trabalho dos americanos”. Pura balela, para quem acredita em Papai Noel ou Saci Pererê! Mas agora ele é a lei. Ou seja, nem pensar em ir para lá sem toda, eu disse toda a documentação necessária o que nesse caso é visto de trabalho e carta da empresa que irá empregar você por lá. Ou seja, praticamente impossível!

Galeria Vittorio Emanuelle, Milão
Galeria Vittorio Emanuelle, Milão

Itália


Milhares de brasileiros com descendência italiana estão na fila há meses, anos , esperando a cidadania italiana. Mas receio que eles terão que esperar muito mais. Creio que muitos pensam em desistir. É que o Governo italiano acabou de aprovar uma lei que altera radicalmente as regras para quem está na fila pela cidadania. Resumindo, pela lei anterior, quem tinha vós ou bisavós italianos tinha o direito de requerer a cidadania. Agora, somente quem tem pais que nasceram na Itália tem esse direito. Além disso, mesmo os que tem pais que nasceram na Itália, mas se naturalizaram brasileiros, perderam o direito. A comunidade ítalo-brasileira é uma das mais atingidas.


Segundo estimativas oficiais, hoje vivem legalmente em Portugal cerca de 300 mil brasileiros. Mas extraoficialmente esse número pode ser mais que o dobro. Destino mais procurado pelos brasileiros que querem trabalhar na Europa, o modo de vida e sobretudo a língua muito próxima á brasileira, sao os grandes incentivos. Mas a direita portuguesa venceu as eleições e já mostrou a que venho: cerca de 30 mil brasileiros que vivem ilegalmente em Portugal á espera de vistos de trabalho ou de cidadania, já receberam uma carta do governo “convidando-os” a saírem espontaneamente do país”. Quem recebeu o documento afirma que está claro que quem não sair por livre vontade será forçado a abandonar tudo em poucas semanas.


Novos tempos, novos líderes, velhas políticas. Parecem se esquecer que a segunda guerra mundial começou por conta deste medo dos estrangeiros, dos desconhecidos, dos ‘xenos”. Foi uma época sombria na Europa, quando a economia não ia bem e tiranos como Hitler e Mussoline acabaram eleitos por prometerem aquilo que não podiam entregar. Mesmo assim, houve comandos de caça aos estrangeiros em especial aos judeus. Lamentável que o ser humano não tenha aprendido nada com os horrores das guerras e ensaie retomar antigas práticas desumanas. Normalmente esta coluna traz dicas de viagens, de alegria, de lugares lindos, enfim, de prazer. Mas não podia deixar de me manifestar sobre esse horizonte mais do que sombrio que se avizinha para os próximos anos. Vamos torcer para que o mundo se una e evite a repetição de monstruosidades que, parece, o próprio mundo já esqueceu.

Paulo Panayotis no Vale dos Templos em Agrigento, Sicília
Paulo Panayotis no Vale dos Templos em Agrigento, Sicília



Paulo Panayotis é jornalista profissional, ex-correspondente internacional de TV, escritor e viaja com patrocínio e apoio Avis.


Comments


bottom of page