Buscar

Pelé completa 80 anos. Viva o Rei do Futebol!

Por Roberto Maia


No dia 23 de outubro de 1940, em Três Corações (MG), nasceu o menino Edson Arantes do Nascimento. O garoto cresceu em Bauru, no interior paulista, viveu dias de dificuldades e trabalhou de engraxate para ajudar a família pobre. Tudo parecia igual à situação de milhões de brasileiros: trabalho, estudo e peladas com os amigos nos finais de semana. Porém, o destino havia reservado algo especial ao jovem que ganhou o apelido de Pelé sem ao menos entender o que isso significava. E foi a habilidade com a bola que redesenhou a história e deu novo significado ao futebol.

O mito Pelé completa 80 anos de vida repleta de conquistas e homenagens ao redor do mundo. (Foto: Reprodução CBF TV)

Aos 15 anos, Pelé foi levado pelo então treinador do Bauru Atlético Clube, Waldemar de Brito, para fazer teste no Santos Futebol Clube. O rapaz mostrou o que sabia e foi imediatamente contratado. Não demorou muito para começar a brilhar. Tanto que apenas um ano depois foi convocado pela primeira vez para defender a Seleção Brasileira. O mundo estava prestes a conhecer um mito.


O futebol genial praticado por Pelé encantava tanto que o dramaturgo Nelson Rodrigues o chamou de Rei do Futebol quando tinha apenas 17 anos. E não errou. Jogando pelo Santos, conquistou dez campeonatos paulista, seis títulos brasileiros, duas Copa Libertadores e foi duas vezes campeão na Copa Intercontinental.


Vestindo a camisa 10 da Seleção Brasileira ganhou três Copas do Mundo da FIFA (1958, 1962 e 1970), sendo o único jogador a conseguir tal feito. Também é o maior goleador da história da Seleção Brasileira, com 77 gols em 92 jogos.

O mito Pelé completa 80 anos de vida repleta de conquistas e homenagens ao redor do mundo. (Foto: Reprodução CBF TV)

Maior artilheiro da história do Santos, Pelé marcou 1281 gols em 1363 jogos como profissional, um recorde mundial do Guinness. O milésimo gol foi esperado e comemorado como um acontecimento nacional. O gol de pênalti aconteceu e uma quarta-feira à noite – 19 de novembro de 1969 –, em um jogo do Santos contra o Vasco da Gama no Rio de Janeiro. Quis o destino que o palco para tão importante feito fosse o histórico Maracanã, então o maior estádio do mundo. Mais de 65 mil pessoas viram Pelé marcar o gol mais importante de sua carreira.


Rei do Futebol, maior jogador de todos os tempos, mais de mil gols marcados, tricampeão mundial ainda eram pouco para tanta genialidade. Tanto que em 1981, Pelé foi reverenciado com o troféu de “Atleta do Século 20” de todos os esportes pelo jornal francês L’Equipe. Nada mais justo.


Fora dos gramados o Rei continuava sendo destaque e sempre lembrado. Tanto que em 2014, durante a cerimônia do prêmio de melhor jogador do mundo, Pelé recebeu sete troféus da Bola de Ouro. A revista France Football corrigiu um erro histórico. No início, o prêmio homenageava apenas jogadores da Europa, o que deixava Pelé de fora da disputa. Na revisão, o atleta brasileiro teria sido o vencedor nas edições de 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1965 e 1970.


Lenda viva, Pelé recebeu e ainda recebe homenagens mundo afora. No Brasil, tem uma estátua de cera no Museu Seleção Brasileira, no Rio de Janeiro. No Museu do Futebol, em São Paulo, tem um setor todo dedicado a ele e suas conquistas, além da exposição “Pelé 80 – o Rei do Futebol” em homenagem aos seus 80 anos de vida.

Mural do artista Eduardo Kobra reverencia o Rei do Futebol na cidade de Santos. (Foto: Martin Lima/Divulgação)

Na semana passada ganhou mais uma importante homenagem. O conhecido artista urbano Eduardo Kobra homenageou Pelé em um mural na cidade de Santos. Denominada “Coração Santista”, a obra de 800 metros quadrados está em uma parede na Ponta da Praia, região que está sendo revitalizada. Ela preenche a fachada do Centro de Atividades Turísticas (CAT), em frente ao Mercado de Peixe, recentemente inaugurado.


Parabéns Pelé! Salve o Rei do Futebol!



Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.


1 visualização

Receba nossas atualizações

Siga nossas redes

  • Facebook - Círculo Branco

Copyright ©2020. Todos os Direitos Reservados 

Desenvolvido pela Redação do Grupo JBA

São Paulo - Brasil

joba@greco.com.br