Por Roberto Maia
Já falei algumas vezes nesse espaço sobre o novo formato do Mundial de Clubes proposto pela FIFA. E ao que tudo indica a entidade máxima do futebol mundial está mesmo disposta a implantar o torneio. Seria como uma Copa do Mundo de times de futebol ao invés de seleções. E teria um espaçamento semelhante (quatro anos) entre uma edição e outra.
Não fosse pela pandemia de Covid-19, provavelmente já teríamos assistido à primeira edição em 2021. Agora a nova data é 2025, um ano antes da Copa do Mundo que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.
Na minha opinião ganhar o Mundial de Clubes já era muito difícil para os clubes sul-americanos e ficará quase impossível com 32 times disputando o torneio.
O que se sabe até o momento é que os dois maiores vencedores do futebol brasileiros nos últimos anos, Palmeiras e Flamengo, já estão garantidos na primeira edição do novo Mundial de Clubes. Isso porque a FIFA anunciou que os campeões continentais entre 2021 e 2024 terão vaga garantida. Ou seja, o Verdão em 2021 e o Mengão em 2022 estão dentro.
Assim, restam ainda duas edições do torneiro no formato atual com sete clubes. Chance para os sul-americanos tentarem conquistar o mundo através de um caminho mais rápido e, digamos, mais fácil. O próximo será na Arábia Saudita, entre 12 e 22 de dezembro deste ano.
Então, além dos dois próximos campeões da Copa Libertadores garantirem presença no Mundialzão de 2025, ainda poderão disputar o título do atual Mundial de Clubes.
No novo formato do torneio a Conmebol tem direito a seis vagas. Ainda não foram explicados quais serão os critérios de classificação para as outras duas vagas. Bem como quais serão os times escolhidos caso Palmeiras e Flamengo voltem a conquistar a Libertadores em 2023 e 2024.
Uma das hipóteses é que a Conmebol utilize o seu ranking como forma de definição. Nesse caso provavelmente levará em consideração apenas o período entre 2021 e 2024 e não o desempenho histórico dos times.
Já a Uefa definiu que participarão os quatro clubes campeões da Liga dos Campeões da Europa entre 2021 e 2025. Então já estão classificados automaticamente o Chelsea e o Real Madrid, vencedores de 2021 e 2022, respectivamente.
A Europa terá 12 times no Mundialzão da FIFA. O ranking continental também será utilizado como critério de definição. Porém, não poderá haver mais de dois times por país. Entretanto, a exceção seria se o mesmo país tenha campeões diferentes.
O novo Mundial de Clubes será disputado de quatro em quatro anos e ainda não tem uma sede definida. O que se sabe é que a primeira edição será disputada entre junho e julho de 2025.
As demais vagas serão da Ásia (4), África (4), América do Norte, Central e Caribe (4), Oceania (1) e país-sede do torneio (1).
Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.
Comments