Buscar
  • Redação JBA

Pão deve ser cortado do cardápio alimentar?

Alimento, com moderação, pode melhorar o humor


Quem não gosta de comer pão no café da manhã? Mas o alimento tem lugar no cardápio alimentar de quem quer emagrecer ou manter peso? A nutricionista Juliana Vieira diz que o pão não deve ser cortado da dieta. O alimento, além de saciar, traz benefícios para o organismo.

"Mas, como tudo na vida, é preciso equilíbrio e moderação, e optar por versões mais saudáveis. Os carboidratos presentes nesse alimento aumentam os níveis cerebrais de serotonina, hormônio que melhora o humor", explica a nutricionista, que recomenda consumir o alimento junto com uma proteína magra: "ovo, queijos magros, entre outros".

Dependendo do estilo de vida da pessoa, Juliana até recomenda o pão branco. "Eu prescrevo os integrais, que possuem fibras e contribuem para o controle do colesterol, auxiliando até no funcionamento do intestino. Eles são capazes de diminuir os níveis de açúcar no sangue e nos fazer sentir mais saciados, o que é ótimo quando está de dieta, por exemplo! Já o branco seria mais indicado para atletas de alto rendimento que precisam de um glicose rápida no sangue", pontua.

De acordo com a profissional, a tapioca é uma boa alternativa para substituir o pão. "Ela não contém glúten na sua composição . Combinada a recheios e ingredientes saudáveis, o alimento pode ajudar nos processos de perda de peso e emagrecimento", destaca.


Juliana ensina também uma receita mais nutritiva de pão para o café da manhã.

Imagem: divulgação

Ingredientes:

  • 1 ovo

  • 1 colher de aveia flocos finos

  • 1 colher de Farinha de arroz

  • 1 pitada de sal

  • 1 colher (chá) rasa de fermento químico

Modo de preparo:

  1. Misture todos os ingredientes em um recipiente.

  2. Não esqueça de tirar a pele da gema do ovo.

  3. Aqueça uma frigideira antiaderente e deposite a massa (caso não tenha, unte a frigideira fio de azeite antes de gritar).

  4. Asse até dourar os dois lados.

1 visualização0 comentário