Os nomes Marco, Cristiane, Lucinéia, Renato, Samuel, Caio, Thaís, Sônia e Fernando
top of page
Buscar

Os nomes Marco, Cristiane, Lucinéia, Renato, Samuel, Caio, Thaís, Sônia e Fernando

Por Fernando Jorge

Os nomes dos seres humanos às vezes revelam a nossa natureza, o nosso temperamento. Vejamos os significados dos nomes de leitores homenageados por Marco Cezar e Cristiane Côrtes.


Analise comigo, prezado leitor, Marco e Marcos. Estes dois nomes são oriundos do latim, Marcus, e significam “grande martelo”. Portanto, Marco Cezar, seja sempre enérgico como um martelo forte... E Cristiane, do latim Christianus, significa “seguidora de Jesus Cristo”.


Mas agora examinaremos os nomes de alguns leitores homenageados por esse par de jornalistas.


Lucinéia Alves. O nome Lucinéia veio do latim Lucinae e quer dizer “a luminosa, a que gera a claridade, as luzes”.



Renato Menezello. O nome Renato veio do latim Renatus e significa “renascido pelo batismo”.

Samuel Magalhães. O nome Samuel é oriundo do hebraico, Samuel, e significa “Deus escuta”.


Caio Magri. O nome Caio nasceu da palavra latina Gaius e significa “feliz, alegre”, mas segundo alguns etimologistas, também significa “casa do sol”.


A quantidade de nomes próprios vindos do latim, na língua portuguesa, é grande, mas existem nomes oriundos de regiões distantes do mundo ocidental ou pouco distantes desse mundo.


Thaís Naldoni. O nome Thais veio do grego Thais e embora curto significa “aquela que é olhada por sua beleza”. E de fato este nome ficou adequado para a jovem Thaís Naldoni, pois a foto do seu rosto, publicada na seção do Marco Cezar e da Cristiane Côrtes é de uma moça dotada de formosura...


Sônia Tetto, outra moça bonita. O nome Sônia é oriundo do russo Sonja, e significa “ciência, conhecimento, sabedoria”. O significado do nome de Sônia Tetto é um estímulo para ela amar muito a cultura, sob o teto do lugar onde mora.


E eu, Fernando Jorge, qual é a origem do meu primeiro nome? Fernando veio do germânico, Fredenandus e significa “corajoso”. Creio, faço jus ao meu nome, porque estou sempre em guerra contra as mentiras, os preconceitos, a estupidez...



Fernando Jorge é jornalista, escritor, dicionarista e enciclopedista brasileiro. Autor de várias obras biográficas e históricas que lhe renderam alguns prêmios como o Prêmio Jabuti de 1962. É autor do livro “Eu amo os dois”, lançado pela Editora Novo Século.

bottom of page