Os nomes Elsa, Rodrigo, Marcelo, Roberto
top of page
Buscar

Os nomes Elsa, Rodrigo, Marcelo, Roberto

Por Fernando Jorge

Recebi da minha leitora Elsa, do bairro paulistano de Moema, uma carta na qual ela declara:


“Após ler o seu livro Eu amo os dois, romance autobiográfico lançado pela editora Novo Século, fiquei impressionada com duas coincidências. No romance de sua autoria o senhor se chama Rodrigo e ama uma jovem cujo nome é Elsa. Pois bem, caro escritor, o meu nome é Elsa e o meu marido tem o nome de Rodrigo! Quanta coincidência! Fiquei impressionada... mas como o senhor explicou, numa crônica, o significado dos nomes de várias pessoas homenageadas por serem aniversariantes, na seção do Marco Cezar e Cristiane Côrtes, eu gostaria que o prezado escritor me informasse sobre a origem e o significado do meu nome, Elsa, e o do meu marido, Rodrigo. Ficarei muito grata.”


Atendo de maneira prazerosa o seu pedido, minha leitora. Escritores e jornalistas, como eu, devem também ter uma função social, a de esclarecer e aumentar a cultura do povo.


O nome Elsa veio do germânico, do alemão antigo, Ilsa, e significa “a que é nobre”. Talvez você seja uma princesa, Elsa... E Elsa de Brabante é o nome de uma personagem da opera Lohengrin, do compositor alemão Richard Wagner (1813-1883).


E o nome Rodrigo, de onde veio? Veio igualmente do germânico, Herdrich. Significa “rico em glória, cheio de glória”.


Vejamos agora os nomes de dois aniversariantes, cujas fotos apareceram na seção do Marco Cezar e da Cristiane Côrtes.


Marcelo Cunha. O nome Marcelo é oriundo do latim, Marcellus, e significa “martelinho”. Não fique triste, Marcelo Cunha, devido ao significado do seu nome. Lembre-se, um martelinho pode ser lindo, de ouro, cravejado de pérolas ou diamantes...


Roberto Fernandes. O nome Roberto veio do germânico, hrod-herhi, e significa “brilhante, famoso por estar repleto de glória”. Parabéns, Roberto Fernandes, e me dê um pouco do seu brilho, da sua glória. Eu me sentirei grato.


Fernando Jorge é jornalista, escritor, dicionarista e enciclopedista brasileiro. Autor de várias obras biográficas e históricas que lhe renderam alguns prêmios como o Prêmio Jabuti de 1962. É autor do livro “Eu amo os dois”, lançado pela Editora Novo Século.

bottom of page