Buscar
  • Redação JBA

Orquestra Jovem Social: Música como esperança para crianças da Cracolândia

Educação musical gratuita e de qualidade a crianças e jovens que se encontram em vulnerabilidade social, na região da Cracolândia em São Paulo. Essa é a missão do Projeto Orquestra Jovem Social, criado em 2020, pela ACRIART - Associação Cristã de Artistas, que é uma instituição, sem fins lucrativos, e visa ao desenvolvimento da cultura, da educação e do bem-estar social por meio da Arte.

O projeto está sendo realizado pelo PROMAC (Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais) da Secretaria Municipal da Cultura e pela ACRIART - Associação Cristã de Artistas, com o patrocínio de grandes instituições com responsabilidade social, como a B3 (Bolsa de Valores) e a Falconi.

Imagem: Divulgação

A metodologia do projeto Orquestra Jovem Social é composta por aulas coletivas de violino, viola clássica, violoncelo e musicalização infantil. Além de contribuir para a socialização, as aulas exercem influência pedagógica, motora e intelectual para os jovens e as crianças.

Em uma situação de total vulnerabilidade social, como é o caso de filhos de dependentes químicos, a Arte e a Cultura são instrumentos de transformação social, capazes de trazer esperança em meio ao caos. E esses são os pilares do Orquestra Jovem Social.

Além disso, a Orquestra será regida pela maestrina Paola Fachinelli, bacharela em Música, pelo Instituto de Artes da Unesp. Fez cursos de regência coral com o maestro alemão Hans Peter Schurz, Naomi Manakata e regência orquestral com o maestro húngaro Lazlo Marosi, da Universidade da Flórida.

“A região da Cracolândia foi historicamente um reduto da indústria pornográfica. Devido às condições desumanas de atuação, os artistas passaram a usar álcool e drogas para dar conta das horas ininterruptas nos sets de gravação; com o passar dos anos, deu origem ao caos social da região. Tudo isso deixou rastros, como o famoso e temido “Fluxo”, em que homens, mulheres e crianças perambulam em busca de drogas. Então, se por um lado foi por meio da arte, que de alguma forma surgiu a “Cracolândia”, é por meio da arte que queremos resgatar estas pessoas”, afirma Fabiano Moreira, presidente da ACRIART.

Sobre ACRIART

A ACRIART - Associação Cristã de Artistas é uma instituição sem fins lucrativos, fundada para auxiliar artistas na elaboração de projetos artísticos, culturais e esportivos, assim como apoiá-los na produção e difusão dos seus trabalhos. Essa é a forma que a instituição encontrou para trazer entretenimento e alívio ao público, em meio ao isolamento social provocado pela pandemia que assola a humanidade nestes tempos tão difíceis.

63 visualizações0 comentário