top of page
Buscar

ONG Banho Solidário Sampa oferece cerca de 1.500 banhos para pessoas em situação de rua

A última ação do ano está marcada para o dia 19/12, e inclui atendimento para pets, com ração, vacina e banhos

Voluntários em ação (Imagem: Divulgação)

Fundada e idealizada em novembro de 2019, a ONG Banho Solidário Sampa, que começou as atividades durante a pandemia da Covid-19, realizou ao todo 45 ações, em que foram oferecidos 1.493 banhos, 1.394 cortes de cabelo e doações de mais de 12 mil peças de roupas. A última ação do ano e a 46ª da instituição está marcada para domingo, 19/12, a partir das 10h, na Praça da República.

Muitas são as pessoas em vulnerabilidade social que contam com a companhia de seus cãezinhos. Por isso, a iniciativa contará com a parceria da ONG Moradores de Rua e Seus Cães. Os pets serão atendidos com banhos, vacinas e ração.

Para as pessoas, além do banho quente, há cuidados com a higiene e a doação de roupas limpas. Serão realizados também atendimentos médicos, psicológicos e encaminhamentos clínicos. A ação terá o apoio da hamburgueria Burger da Rua, que fornecerá hambúrgueres deliciosos ao público assistido.

Para a execução do projeto social, o Banho Solidário desenvolveu e fabricou um trailer especialmente projetado para ser autossustentável e ecologicamente correto, com água limpa para os banhos. Após a atividade, o trailer retorna para a base operacional, onde a água pós-banho é descartada na rede de esgoto da Sabesp, recebendo a devida higiene com água, detergente e desinfetantes. Os boxes foram revestidos com polipropileno, que impede o acúmulo de água suja em cantos e frestas. Toda a infraestrutura elétrica e hidráulica foi desenvolvida para oferecer banho confortável e quentinho.

Cada ação dura em média duas horas e meia, atendendo mais de 40 pessoas. “São oferecidas toalhas, roupas limpas e bem conservadas, barbeador descartável, espuma de barbear, absorventes, roupas íntimas novas, desodorantes, escovas e pasta de dentes, álcool em gel, além do próprio banho”, explica Paulo Cesar Fernandes, presidente da ONG Banho Solidário Sampa.

Atualmente, a Prefeitura de São Paulo prevê pelo menos 35 mil pessoas em situação de rua. As atividades da ONG Banho Solidário Sampa são mantidas a partir de doações individuais ou de grandes empresas, como a Lorenzetti. A líder nacional em duchas, chuveiros elétricos e aquecedores de água a gás é a responsável pelos chuveiros elétricos, torneiras, entre outros produtos utilizados nas ações.

O movimento necessita de apoio para arrecadar roupas íntimas novas e álcool em gel. As contribuições individuais vão desde itens para higiene até a ação Adote um Banho, em que doações a partir de R$40 garantem o banho de, pelo menos, quatro pessoas.


Comments


bottom of page